Home Tutoriais Marketing Digital Tipos de buscadores


Existem vários tipos de buscadores na Internet. Em primeiro lugar, podemos distinguí-los por sua forma de trabalho, isto é importante, dado que a maneira de registar um endereço nos buscadores é diferente segundo o tipo.

Índices

São os buscadores que mantém uma organização das páginas incluídas em sua base de dados por categorias, ou seja, têm um diretório navegável de temas. Dentro de cada diretório podemos encontrar páginas relacionadas com este tema. Par manter esta organização, os buscadores têm administradores humanos que se encarregam de visitar a página e vigiar se todas se encontram classificadas em seu lugar correto. Índices típicos são Yahoo, Terra ou TodoEnlaces.

Para que uma página fique registrada em um índice devemos mandar o endereço aos administradores humanos desse índice, geralmente acompanhado de uma série de dados que lhes ajudem a classificar a página de uma forma correta, como a descrição, temática, título, linguagem, etc. Ademais, se queremos que várias páginas de nosso web site estejam no buscador, deveremos registrá todas elas uma a uma.

Motores de busca

São buscadores que baseam sua coleta de páginas em um robô que recorre constantemente à Internet à procura de páginas novas que ele vai introduzindo em sua base de dados automaticamente. Os motores de busca, não têm porque ter um índice, apesar de que cada vez é mais habitual que disponham de um. Motores de busca típicos são Altavista ou Sol.

Nota: Google também é um motor de busca e neste momento, é o mais utilizado de Internet. E é curioso porque, apesar de que a todo mundo o motor lhe parece imprescindível e não há ninguém que não o conheça, é um motor de busca bastante novo. De fato, quando este artigo foi redatado, este motor ainda não existia, ou pelo menos não era conhecido.

Os motores de busca, como se pode deduzir, não necessitam que lhes mandemos o endereço de nossa página para ter em sua base de dados, visto que o robô já pode tê-la encontrado previamente. De qualquer forma, nós podemos mandar o endereço se não desejamos esperar que o robô nos encontre. Aliás, esta é uma prática muito habitual.

Para classificar uma página, os motores de busca são capazes de ler o conteúdo desta e encontrar os dados que permitam sua catalogação. Por isso é que quando registramos uma página em um motor de busca, geralmente não é pedido nenhuma informação adicional, como ocorreria com os índices.

Quando um robô percorre nossa página, salva seus dados, e logo se dirige às distintas páginas de links existentes. Deste modo, só é necessário registrar a página inicial de um web site, pois o motor de busca se encarregará de percorrer todo o site de forma automática. Adicionalmente, estes motores, voltarão a percorrer as páginas de sua base de dados em busca de mudanças que se produziram nestas, com o objetivo de manter sua informação o mais atualizada possível.

Multibuscadores

Estes nao têm uma base de dados própria, o que fazem é buscar a página em alguns motores de busca e índices, e unir combinando os resultados da busca nesses buscadores. Como exemplo de multibuscadores podemos destacar o Metacrawler, em inglês. (http://www.metacrawler.com/info.metac/search/web/html)

Para registrar um endereço de forma que apareça em um multibuscador, devemos mandá-lo a algum buscador, onde este vai percorrer os resultados.

Outras classificações

Além da classificação anterior dos buscadores, também se podem distinguir de outras formas:

Pelo seu âmbito: existem os internacionais, os nacionais, e inclusive de regiões menores como os estados e as cidades.

Pelo tema: existem buscadores genéricos, onde podemos encontrar todo tipo de páginas, e também há os temáticos, onde só há páginas que tratam de uma temática específica.

Na hora de registrar uma página, devemos comprovar que pertence ao âmbito ou à temática do buscador, porque senão, é quase certo que não a aceitem.

No capítulo seguinte vamos ver como se deve registrar uma página em cada tipo de buscador.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/17.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.