Home Tutoriais Desenvolvimento Trabalhando com Session


A session é muito usada em aplicação para controlar acesso, tipo ou qualquer outra coisa. A session é criada por browser, isto é, cada vez que abro o Internet Explorer ou Firefox ou Opera é aberta uma session para controle. Cada vez que se inicia uma aplicação usando .net é aberta uma sessão para o usuário.

A ilustração abaixo mostra como funciona.

Uma sessão ou session em uma aplicação é determinada ou controlada por um tempo. Se o usuário ficar no browser parado por mais de alguns minutos e depois for acessar novamente; a aplicação irá pedir novamente que o usuário autentique no browser ou na aplicação. O tempo padrão de uma sessão dentro de um browser é de 20 minutos, mas pode ser alterado de acordo com a necessidade.

A CLR (common language runtime) gerencia a memória usando garbage collection para a session. A garbage collection traça em um servidor periodicamente através de referências entre objetos. Quando no tempo de execução, (runtime), for encontrado um objeto longo que está sendo usado, ele tira o objeto ou joga fora e recupera a memória.

Voltando com ilustração, depois que o usuário sair da aplicação ou do browser o mesmo passar dentro de uma tag chamada Session_End. Isso usando .NET. Veja a figura abaixo de ilustração.

Segue uma tabela de eventos de sessions e applications.

Demonstrarei como criar em uma aplicação .NET como mostrar quantos usuários estão online no site. Para esse tipo de verificação é usado session.

Teste no seu site e veja o quanto é fácil trabalhar com session. Segue o código:

Trabalhar com session’s é bem simples e fácil. Geralmente uma session é usada ou ativada depois que usuário entra no sistema logando-se com usuário e senha. Com isso, enquanto a sessão estiver ativa o mesmo continua na aplicação, se ela expirar o mesmo será redirecionado para uma página onde possa fazer o login.

Para criar uma session em C# (Sharp), basta digitar as seguintes linhas:

Pode ser criado qualquer tipo de sessão que precisar em uma aplicação. Para ler uma session basta fazer da seguinte forma:

 

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/csharp/trabalhandocomsession001.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.