Home Tutoriais CMS URLs de blogs renomeados usando o módulo Pathauto para o Drupal


Em um lugar específico do site, precisei implementar o módulo BLOG para que os usuários pudessem interagir melhor no portal que estou desenvolvendo. O drupal tem esse módulo pré-instalado, mas os usuários passaram a se queixar que não queriam ser o www.seu-site.com/blog/1, e sim, o www.seu-site.com/blogs/fulanoou www.seu-site.com/blogs/beltrano.

E agora, como resolver esse impasse?

Eu poderia renomear manualmente no “URL aliases”, mas o processo seria penoso. Teria que encontrar uma solução automatizada. Pesquisei no fórum do drupal-br [http://drupal-br.org/suporte/modulos/urls-de-blogs ], peguei umas dicas com a comunidade e adaptei à minha necessidade, que descrevo a seguir:

Baixe o módulo pathauto para seu-drupal/modules/
# wget http://ftp.drupal.org/files/projects/pathauto-5.x-2.2.tar.gz

Descompacte
# tar zxvf pathauto-5.x-2.2.tar.gz

Habilite o módulo em admin/build/modules. Ele funciona com o módulo Path, pré-instalado, que tem que estar – também – habilitado.

Agora o pulo do gato.

No meu caso, eu precisava renomear os blog/1, blog/2… para blogs/fulano e blogs/beltrano e os nodes (conteúdos) referentes às publicações em BLOG, de seu-site.com/node/1 para seu-site.com/content/testando-o-blog e assim por diante.

Assim que configurei globalmente, o pathauto renomeou todos meus nodes, inclusive de outros tipos de conteúdo, como páginas de livro, enquete e fóruns, mas eu só precisava que ele fizesse isso com os nodes do módulo blog.

Em admin/settings/pathauto, configurei assim:

– Configurações gerais

Em “Update action”, ativei o “Create a new alias. Leave the existing alias functioning.” para renomear os nodes existentes, preservando os endereços antigos (node/1, node/2…).

Em “Reduce strings to letters and numbers from ASCII-96”, marque; evita bagunçar o o endereço do post com caracteres estranhos quando você escreve com acentos no título da publicação.

– Blog path settings

Marque a opção “Bulk generate aliases for blogs that are not aliased” para renomear os blogs já existentes que ainda não foram renomeados. Os futuros blogs serão renomeados automaticamente assim que o usuário criar uma conta.

– Node path settings

Em “Default path pattern”, recorte o código content/[title-raw] e cole em “Pattern for all Blog paths”. Note que o primeiro tem que ficar em branco e o segundo tem que assumir o código do primeiro.

Fonte: http://drupal-br.org/tutoriais/urls-de-blogs-renomeados-usando-o-modulo-pathauto-para-o-drupal

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.