Home Tutoriais Sistemas Operacionais Utilizando a mobilidade do Exchange Server 2003 e publicando no ISA Server...


Neste artigo iremos abordar um conjunto de recursos que diferencia ainda mais o Exchange Server de seus concorrentes: a Mobilidade. O Exchange vêm com duas formas de acesso para dispositivos móveis o Outlook Mobile Access e o ActiveSync.

Vamos ver para que serve cada uma das funcionalidades de mobilidade do Exchange Server 2003 e como fazer esta publicação utilizando o ISA Server 2004 que  gerencia de forma segura e eficiente a publicação para a internet destas funcionalidades.

 

Configurando o Outlook Mobile Access (OMA)

O OMA não possui configurações adicionais para serem definidas, apenas definimos se é habilitado ou não, a forma de acesso a este recurso é http://servidor/oma, para efeitos de teste pode ser feito até de uma estação.

1. Abrir o Exchange System Manager

2. Expandir Global Settings

3. Clicar com o botão direito em Mobile Services e pedir Properties

4. Marcar Enable Outlook Mobile Access para ativarmos o OMA e podemos marcar tambémEnable unsupported devices para permitir que dispositivos não suportados possam acessar o OMA

 

Habilitando o OMA no Exchange Server

Funcionalidades encontradas no OMA:

» Acessar o Exchange Server 2003 através de um mini-browser

» Suporte para navegadores que utilizam HTML, XHTML, WAP 2.x, CHTML (utilizado no Japão);

» Têm acesso à caixa de entrada, calendário, contatos e tarefas;

» Pode pesquisar na GAL (Global Address List);

Em que ambiente podemos utilizar:

» Acesso ao e-mails através de celular

» Acesso aos e-mails através de um pocketPC

 

Configurando o ActiveSync

Para habilitarmos o ActiveSync devemos efetuar os seguintes passos:

1. Abrir o Exchange System Manager

2. Expandir Global Settings

3. Clicar com o botão direito em Mobile Services e pedir Properties

4. Marcar Enable user initiated synchronization

 

Habilitando o ActiveSync no Exchange System Manager

Algumas funcionalidades que podem ser habilitadas no ActiveSync:

» Enable up-to-date notifications via SMTP and Text Messaging: é uma funcionalidade disponível somente para aparelhos Pocket PC Phone Edition ou Smartphones que estiverem rodando Windows Mobile 2003 ou superior. Quando um novo e-mail é recebido no mailbox do usuário uma mensagem de notificação é enviada para o dispositivo do usuário, então o dispositivo faz uma sincronização e fica atualizado.

» Enable Direct Push over HTTP(s): É uma evolução do up-to-date, e pode ser considerado o up-to-date versão 2, não tem a sincronização baseada em mensagens SMS e pode ser utilizado mundialmente. Para que o Direct Push funcione de acordo é necessário Windows Mobile 5.0 com Messaging & Security Feature Pack implementado, mas este feature Pack é distribuído pelo fabricante do dispositivo.

5. Device Security Settings. Nesta janela podemos aplicar políticas aos dispositivos móveis, as políticas existentes são: tamanho mínimo de senha, requerer números e letras, tempo inativo em minutos, apagar o dispositivo depois de N tentativas, atualizar as configurações no dispositivo em horas e permitir acesso para dispositivos que não suportam configurações de senhas.

Juntamente com as políticas ainda podemos definir exceções em nível de usuário que não devem receber a política especificada acima.

 

Publicando a Mobilidade no ISA Server 2004

Depois de sabermos como habilitar as funcionalidades de mobilidade no Exchange, devemos ir até o ISA Server para efetuar o último passo: a publicação, o ISA Server já vem com um assistente para auxiliar neste processo. Vamos mostrar um cenário fictício para esta publicação.

O cenário é bastante simples, um servidor ISA com 2 IPs (Externo: 172.16.171.200 e Interno: 192.168.100.1) e um servidor Exchange com o IP 192.168.100.5 e o seu default gateway apontado para o servidor do ISA (192.168.100.1).

Bom agora que já temos o cenário vamos ao procedimento, vamos colocar somente as telas relevantes para configurar a Mobilidade, seguem os passos:

1. Abrir o ISA Server Management

2. Expandir <Servidor>

3. Ir em Firewall Policy

4. Clicar em New

5. Clicar em Mail Server Publishing Rule…

6. Na nova janela que se abre devemos colocar o nome da regra e clicar em Next

7. Select Access Type. Devemos escolher Web client access: Outlook Web Access (OWA), Outlook Mobile Access, Exchange Server ActiveSync e depois clicar em Next

8. Select Services. Devemos selecionar os checkboxes Outlook Mobile Access e Exchange ActiveSync e clicar em Next.

O checkbox Enable high bit characters used by non-English character sets é referente a caracteres não utilizados normalmente (DBCS ou Latin 1) serão bloqueados caso não esteja habilitado este checkbox.

9. Bridging Mode. Devemos optar pelo esquema de segurança da publicação SSL somente externamente ou internamente também ou ainda sem SSL.

10. Specify the Web Mail Server. Devemos definir a máquina interna que possui o OWA, OMA e ActiveSync.

11. Public Name Details. Escolher o Listener adequado.

12. E na última tela clicar em Finish para finalizar o assistente.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/andersonpatricio/exchangeserver002.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.