Home Tutoriais Sistemas Operacionais Utilizando o Recovery Storage Group


Vamos demonstrar de forma prática o a utilização do Recovery Storage Group, esta é uma nova funcionalidade do Exchange Server 2003 e com ela acaba o processo de criação de um ambiente paralelo para recuperação de algumas mensagens do usuário como acontecia nos legados Exchange 5.5 e 2000.

Vamos partir do pressuposto que já exista um backup online da database.

 

O problema…

Para utilizarmos esta funcionalidade, vamos utilizar o seguinte cenário: o usuário Anderson Patricio possui dois e-mails em sua caixa de mensagens, e neste ponto o Administrador do sistema fez um backup online da base de dados.

Tendo o backup online seguro o usuário Anderson Patricio perde uma mensagem muito importante com o título Teste 01, o mesmo usuário liga e solicita a recuperação da mensagem é neste ponto que utilizamos o Recovery Storage Group.

Utilizando o Recovery Storage Group

Agora o usuário nos solicitou a mensagem perdida, vamos ao processo do Administrador de rede:

1. Abrir o Exchange System Manager

2. Expandir Administrative Groups

3. Expandir <Administrative Group>

4. Expandir Servers

5. Botão direito no <servidor> e depois ir em New e depois em Recovery Storage Group…

6. Será apresentada a tela abaixo, informando os caminhos de log do Storage Group , bem como o nome do mesmo (Recovery Storage Group), devemos clicar em OK

7. Devemos clicar com o botão direito sobre Recovery Storage Group e depois clicar em Add Database to Recover…

8. Devemos escolher a database que desejamos recuperar no Recovery Storage Group, depois de feito a escolha deve clicar em OK. Em nosso exemplo: Mailbox Store (Srv-AP01)

9. Propriedade da Mailbox Store, devemos deixar como vêm o padrão e devemos clicar na guia Database

10. Na guia Database, nos é mostrado o caminho do Recovery Storage Group e o mais importante o último checkbox This database can be overwritten by a restore

Restaurando o backup…

Bom preparamos todo o Recovery Storage Group, agora devemos voltar o backup existente, para tanto devemos:

1. Ir em Start e depois em Run e digitar ntbackup

2. No ntbackup devemos ir em Restore e escolher onde está o nosso backup, como mostra à figura abaixo, feita a escolha clicar em Start Restore

3. Será apresentada a tela abaixo, devemos escolher um caminho temporário para os arquivos de log e patch do Exchange Server, como este é o último backup (não há incrementais nem diferenciais) devemos marcar os dois últimos checkboxes, o último é importante porque há a opção de já montar as databases após o restore (Mount Database After Restore)

4. Ok, restore concluído, devemos fechar o ntbackup.

 

Recuperando a mensagem para o usuário

Depois que terminamos de preparar o Recovery Storage Group e o restore da database, agora precisamos recuperar a mensagem do usuário.

1. Abrir o Exchange System Manager

2. Expandir em Administrative Groups

3. Expandir <Administrative Group>

4. Expandir Servers

5. Expandir <Recovery Storage Group>, em nosso exemplo Recovery Storage Group

6. Expandir <Mailbox> em nosso exemplo Mailbox Store (SRV-AP01)

7. Clicar em Mailboxes, será mostrada todas as caixas que existem dentro do Mailbox Store, desconectadas (isto é normal) porque as verdadeiras caixas, estão logo acima em First Storage Group

8. Devemos clicar no usuário que desejamos recuperar a mensagem com o botão direito e clicar em Exchange Tasks

9. Será iniciado um assistente, devemos clicar em Next

10. Devemos escolher Recovery Mailbox Data

11. Recovery Mailbox Data. Devemos definir qual o Mailbox Store receberá as informações que estão atualmente no Recovery Storage Group.

12. Recover Mailbox Data. Temos duas opções Merge Data e Copy Data. A primeira opção mescla os dados do Recovery Storage Group com o MailboxStore em produção e a segunda opção cria uma estrutura na mailbox, ela requer mais espaço mas fica distinta para o usuário final. Feito a escolha devemos clicar em Next

13. Task Schedule. É possível agendar quando será executado, devemos executá-la agora, para tanto devemos clicar somente em Next

14. Depois clicar em Finish, feito isto já podemos acessar a caixa do usuário, foi criada uma estrutura dentro da caixa atual chamada Recovery data 11/14/2005 1:05 PM com todos os dados do backup, ai fica fácil para o usuário recuperar as informações perdidas. Importante: cuidado com o limite do mailbox do usuário para esta operação.

 

Acesso do usuário ao restore

Depois de todo o processo temos a caixa do usuário com um novo folder com o dado que foi perdido no início do procedimento.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/andersonpatricio/recoverystoragegroup001.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.