Home Tutoriais Desenvolvimento VB .NET – Programação MultiThread Socket – Cliente


A Programação Socket multithread significa que um servidor multithread pode se comunicar com mais de um cliente ao mesmo tempo usando a comunicação via socket.

A idéia básica por trás da programação multithread com sockets é que sempre que servidor receber um pedido de ligação de um cliente, o servidor criará uma Thread em separado para a solicitação de cada cliente.

Isso significa que para cada cliente, existe uma thread do cliente em separado. Assim, o cliente pode se comunicar de forma independente com sua própria Thread cliente no servidor.

Vamos então criar uma aplicação multithread com sockets. Antes do VB.NET para fazer uma comunicação cliente/servidor usando TCP/IP tínhamos que usar a biblioteca winsock. isto demandava muito código e a utilização de API´s.

O VB.NET fornece um conjunto de classes em System.Net.sockets que torna a nossa vida mais fácil, pois elas fornecem um conjunto de funcionalidades que abstraem muitas tarefas que antes exigiam a criação de código extra.

Antes de entrar na aplicação propriamente dita vamos recordar alguns conceitos básicos.

O que é um socket?

Um socket pode ser entendido como uma porta de um canal de comunicação que permite a um processo executando em um computador enviar/receber mensagens para/de outro processo que pode estar sendo executado no mesmo computador ou num computador remoto.

Os sockets permitem então a comunicação processo a processo da seguinte forma:

  •     comunicação local: processos locais usando sockets locais
  •     comunicação remota: processos remotos usando sockets em rede (TCP/IP)