Home Tutoriais Marketing Digital Vender suas fotos na Rede


Internet está mudando a realidade da sociedade de forma totalmente radical e em muito pouco tempo. A Rede criou um novo paradigma social e inclusive laboral, fazendo com que mudem muitas coisas, inclusive em trabalhos que não têm demasiado a ver, em princípio, com o mundo cibernético. Porém, há alguma coisa a estas alturas que não tenha que ver com Internet? Também a fotografia sofreu mudanças, utilizando a rede como uma ferramenta através da qual se pode chegar a milhões de potenciais clientes de todo o mundo, e podendo mostrar nosso catálogo de imagens, e inclusive vendê-las, sem sair de nossa casa. Todo um acontecimento que agora se intensificou com o aparecimento das agências de microstock.

As agências de microstock são plataformas virtuais que contam com um catálogo de milhões de imagens e fotografias de qualidade, trazidas por distintos profissionais, que as expõem ali para que qualquer usuário possa comprá-las por um preço muito reduzido. O truque está no fato de que a foto não é vendida a um só cliente, mas que pode ser vendida tantas vezes quanto se queira. É dai que o fotógrafo obtém o benefício, já que, quantas mais vezes que se vendam suas imagens, mais dinheiro obterá. O cliente, por sua vez, pode adquirir fotografias para seus projetos a um preço muito mais razoável do que pagar milhares de reais por uma imagem, como costumava acontecer . Assim, as duas partes saem ganhando. O melhor exemplo deste tipo de plataformas é Depositphotos.com, a web com maior catálogo (mais de vinte milhões de imagens) e com milhares de usuários registrados que compram imagens todos os dias.

Para que nossas imagens façam parte do catálogo destes grandes bancos de fotografia, devemos nos registrar neles como autores e subir essas imagens. Depois de passar por um filtro de qualidade, as imagens já aparecem no catálogo do site, à disposição de qualquer cliente que queira comprá-la. Como os preços são muito baixos, não receberemos nada se só vendermos uma foto uma vez, mas a graça deste sistema é que a foto pode ser vendida milhares de vezes a diferentes usuários, de modo que os lucros nesses casos podem ser importantes.

Como fazer destacar nossas fotografias

Nossa missão será tornar mais visíveis nossas fotografias para poder destacar sobre os milhares de fotógrafos que já existem em nossos sites. Para isso, trataremos de subir fotos impactantes, que chamem a atenção ainda em miniatura, e também funcionais, que possam ser úteis para qualquer pessoa que possua um negócio e que queira incluí-la em sua publicidade.

Desta forma, expandimos nosso mercado e teremos mais possibilidades de conseguir o máximo benefício por nossas fotografias. Claro, podemos subir todas as que queiramos e quanto mais qualidade tenham, melhor. Com estes conselhos conseguiremos que nossas fotos tenham mais sucesso nesta plataforma:

  • Antes de tudo, qualidade. Nossas fotos devem preencher todos os requisitos mínimos de qualidade (enfoque, luz, resolução) para poderem sobressair sobre as que já existem no catálogo do site, que costumam ser muito boas.
  • Quantidade e variedade. Isto é óbvio, quanto mais imagens subamos para a plataforma, mais opções temos de ganhar dinheiro com elas. A variedade é importante para poder acessar diferentes nichos de clientes, e não ficarmos estagnados em só em um tipo de fotografia.
  • Buscar nichos que não estejam demasiadamente saturados. Por exemplo, existem milhões de fotografias de cachorros, mas talvez só umas poucas de rãs, corujas ou lagartos. Oferecendo fotografias nestes nichos podemos ganhar uma importante cota desse mercado, que não está tão saturado quanto os outros.
  • Atualizar constantemente com novas imagens. Se temos novas fotografias, não esperemos ter 50 ou 100 para subi-las todas de uma só vez; devemos subi-las pouco a pouco, algumas de forma diária. Atualizar tanto nos dará mais visibilidade na plataforma, algo indispensável para destacar.
  • Ter paciencia. Este trabalho é muito sacrificado e os benefícios, tanto econômicos quanto profissionais, costumam se dar a médio e longo prazo. Não nos desanimemos se no começo nossas fotos não sejam vendidas, trataremos de explicar por que ocorre isso e dar uma solução, se estiver nas nossas mãos.

 

Um possível trampolim profissional

Este método está sendo muito utilizado nos últimos tempos por muitos fotógrafos profissionais e semiprofissionais, embora muito poucos consigam viver folgadamente só com os bancos de fotografias. Para a maioria, os ganhos obtidos através deste método dão uma espécie de pagamento extra, que nunca vêm mal. Ademais, através deste método, podemos mostrar nosso trabalho a um nível muito maior, já que qualquer usuário em qualquer parte do mundo poderá vê-lo.

Casos de sucesso em vendas online de fotos

Estes casos podem nos servir de inspiração: se trata de fotógrafos de grande sucesso no mundo das vendas de microstocks:

  1. Yuri Arcurs: sp.depositphotos.com/user-1011061/Yuri_Arcurs.html
  2. Wavebreakmedia: sp.depositphotos.com/user-1518767/Wavebreakmedia.html -blog.depositphotos.com/es/wavebreak-media-breaking-a-story.html
  3. Monkeybusiness: sp.depositphotos.com/user-1037987/monkeybusiness.html

Trata-se de uma boa alternativa nestes tempos de crise para obter uns ganhos extra e uma nova forma de mostrar nosso trabalho e ganhar popularidade, que tanta falta faz nesse setor. Além de Depositphotos também podemos encontrar outros sites interessantes em toda a rede, com uma política muito parecida. Só necessitamos buscar um pouco, por exemplo, colocando em Google a palavra microstock, para nos encontrarmos com milhares de páginas para aproveitar este novo sistema e ganhar dinheiro com nossas fotografias.

Esperamos que nossas informações ajudem, se você decidiu entrar neste fascinante mundo do microstock ou, caso você já tenha entrado nele, que ajudem você a melhorar e sejam fonte de motivação .

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/vender-fotos-red.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.