Home Tutoriais Desenvolvimento Versões de navegadores e de Javascript


Também é apropriado introduzir as distintas versões de Javascript que existem e que evolucionaram em conjunto com as versões de navegadores. A linguagem foi avançando durante seus anos de vida e incrementando suas capacidades. À princípio podia realizar muitas coisas na página web, mas tinha poucas instruções para criar efeitos especiais. Com o tempo também o HTML foi avançando e foram criadas novas características como as camadas, que permitem tratar e planificar os documentos de maneira distinta. Javascript também avançou e para manejar todas estas novas características foram criados novas instruções e recursos. Para resumir vamos comentar as distintas versões de Javascript:

  • Javascript 1: nasceu com o Netscape 2.0 e suportava grande quantidade de instruções e funções, quase todas as que existem agora já se introduziram no primeiro padrão.
  • Javascript 1.1: É a versão de Javascript que foi desenhado com a chegada dos navegadores 3.0. Implementava pouco mais que sua versão anterior, como por exemplo, o tratamento de imagens dinamicamente e a criação de arrays.
  • Javascript 1.2: A versão dos navegadores 4.0. Esta tem como desvantagem que é um pouco distinta em plataformas Microsoft e Netscape, já que ambos navegadores cresceram de distinto modo e estavam em plena luta no mercado.
  • Javascript 1.3: Versão que implementam os navegadores 5.0. Nesta versão foram limitadas algumas diferenças e asperezas entre os dois navegadores.
  • Javascript 1.5: Versão atual, no momento de escrever estas linhas, que implementa Netscape 6.
  • Por este lado, Microsoft também foi evoluindo até apresentar sua versão 5.5 de JScript (assim chamam ao javascript utilizado pelos navegadores de Microsoft).

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/168.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.