Home Tutoriais Tecnologia Você sabe o que é plágio e quebra de propriedade intelectual?


Você sabe o que é plágio ? Sabe se o que você faz, talvez até sem saber, é considerado plágio ou quebra de propriedade intelectual ? Você pode estar sendo um plagiador sem nem saber !

Muitos usuários vem me perguntado se determinadas ações deles (ou de outras pessoas) são consideradas plágio, se eles tem direito de denunciar e tudo mais. Neste post, quero sanar todas essas dúvidas, e tentar esclarecer o que é o plágio.

Vamos começar com a definição de plágio:

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. (Wikipédia)

Ou seja, postar algo criado por outra pessoa, sem por o autor original é plágio, não tem discussão.

Mas o plágio não se resume a somente isso, qualquer propriedade intelectual (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) é distribuída sem a autorização do autor original, isso é considerada quebra de propriedade intelectual.

Dizendo isso, me refiro a pessoas que copiam um post de um blog, e só colocam no final: “Fonte: nome do autor”, sem colocar nem link, e nem ter permissão do autor original pra fazer tão coisa também está cometendo um crime.

Qualquer coisa que tenha no seu blog/Tumblr que seja criação sua, e que esteja em algum lugar do blog escrito que não se pode copiar deve ser respeitada da devida forma.

No TumbleTricks, por exemplo, há as considerações sobre Licença, na página Sobre o TumbleTricks. Aqui sigo a licença Creative Commons BY-NC-ND. Isso significa que, BY: quem usa o conteúdo do TumbleTricks é obrigado a deixar explícito quem é o autor original (neste caso, eu), NC: não podem ser feitas atribuições comerciais usando-se o conteúdo do TumbleTricks, eND: não é permitida a criação de obras derivadas do conteúdo daqui.

Além disso, não é permitido copiar um post inteiro e somente colocar que tirou daqui no final, isto é quebra de propriedade intelectual. E tem gente que ainda considera que copiar um post INTEIRO e simplesmente colocar o nome do autor no final é uma atitude correta. É a mesma coisa que achar que um livro pirateado, simplesmente por ter o nome do autor, está beneficiando-o. Não ! Isto está errado, é um Crime Federal inclusive.

Há um tempo atrás recebi uma ask de uma pessoa que criou um GIF de um filme, alguém plagiou, e perguntou minha opinião sobre se ela tem direitos sobre o GIF, já que ela não teve autorização do diretor do filme para criar e, portanto, não é uma obra exclusiva dela. Bom, levando pelo lado do bom senso, esta pessoa tem direitos sobre o GIF, apesar de não ser nada oficial, ainda assim a pessoa que a plagiou agiu de má fé.

Agora surge uma pergunta: reblogar é plágio ?

Há de se considerar o que falei anteriormente neste post, se, em alguma parte do seu blog diz que as pessoas não podem copiar seu conteúdo, até o fato de reblogar torna-se plágio, caso contrário, não.

Como diria o post do Ferramentas Blog, Copiar é feio. Linkar é lindo. Se o seu intuito é ajudar as pessoas do Tumblr, não comece plagiando, simplesmente linke para o post original, com o link contendo somente o título do post. NÃO COPIE O POST INTEIRO, isto é CRIME. Não copie um post, cite o artigo original, coloque o link para o artigo, mas NÃO copie o conteúdo dele.

Espero ter conseguido explicar o que é plágio, o que não é plágio, o que é quebra de propriedade intelectual, entre outras.

   
Similar articles

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.