Home Tutoriais Sistemas Operacionais WINDOWS 8 – Monitore a utilização do espaço em disco


Ao consultar a quantidade de espaço em disco utilizado pelo Windows, o usuário poderá questionar que dados estariam fazendo tanto volume e o que ele poderia excluir para liberar espaço.

Através do utilitário gratuito WinDirStat é possível descobrir instantaneamente quais os arquivos e pastas que ocupam mais espaço na unidade de armazenamento. Após analisar a unidade, o programa exibe uma representação gráfica do espaço ocupado por cada arquivo.

Ao abrir o programa, o usuário pode escolher entre analisar todas as unidades de armazenamento, analisar apenas uma unidade ou analisar uma pasta específica.

O resultado da análise é dividido em três painéis sendo o painel inferior o de maior destaque. Nele cada arquivo é representado por um retângulo colorido e de dimensões proporcionais ao tamanho do arquivo. Posicionar o ponteiro do mouse sobre o retângulo revela, na barra de status, o arquivo representado por ele.

Cada formato de arquivo é representado por uma cor diferente. Para saber qual cor corresponde a qual extensão, basta consultar o painel superior direito do programa. Esse painel também mostra o espaço total ocupado por cada tipo de arquivo.

Já o painel superior esquerdo exibe as pastas e arquivos que mais ocupam espaço em disco em ordem decrescente e com o valor exibido em porcentagem. Ao expandir uma pasta, as subpastas e arquivos também são classificados do maior para o menor.

Ao selecionar um arquivo ou pasta no painel superior o retângulo fica destacado com uma moldura branca no painel inferior, mostrando a localização exata do arquivo – ou do conjunto de arquivos, caso uma pasta seja selecionada.

Por se tratar de um programa de monitoramento de disco apenas, o WinDirStat não traz nenhuma ferramenta avançada de limpeza de disco. As únicas opções oferecidas nesse sentido são apenas atalhos para enviar o arquivo selecionado para a lixeira ou excluí-lo permanentemente.

Há também atalhos para outros comandos úteis como abrir o arquivo no Windows Explorer ou no Prompt de comando, e também visualizar as suas propriedades.

Considerações finais

O WinDirStat é um utilitário simples e de fácil uso, muito útil para quem está com pouco espaço em disco e, por essa razão, precisa excluir arquivos. Dessa forma o usuário consegue localizar rapidamente os arquivos que, quando excluídos, liberarão mais espaço.

O programa também é útil quando o usuário nota um grande consumo de espaço em disco, mas não consegue determinar o causador de tal consumo. Com o WinDirStat fica mais fácil detectá-lo.

Mais informações e download

Desenvolvedor: WinDirStat.Info

Download: WinDirStat 1.1.2

Fonte: http://www.baboo.com.br/2012/10/windirstat-estatisticas-espaco-em-disco/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.