Um em três ciberataques em empresas é causado por ransomware

ataques ransomware, ciberataques

Uma pesquisa recente divulgada essa semana pela Kaspersky revela uma tendência de crescimento na representatividade do ransomware entre os ciberataques que mais afetam as empresas no mundo. Um em cada três ataques contra empresas em 2023 foram desse tipo, indica o relatório.

Os dados indicaram aumento global de 30% no número de grupos de ransomware direcionados em 2023, na comparação com o ano anterior. Outro destaque é o aumento de 71% no número de vítimas entre agências governamentais, organizações proeminentes e indivíduos específicos dentro de empresas.

Leia também: Ransomware não vitima só empresas: funcionários também sofrem, indica pesquisa

De acordo com a pesquisa, o surgimento de plataformas de Ransomware-as-a-Service (RaaS) complicou ainda mais o cenário.

“À medida que o Ransomware-as-a-Service aumenta e os cibercriminosos executam ataques cada vez mais sofisticados, a cibersegurança precisa se tornar mais inteligente”, pondera Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil. “Para combatê-lo, é importante que indivíduos e organizações fortaleçam suas defesas com medidas robustas de segurança.”

Ataques via terceirizados e prestadores de serviços também aparecem como vetores de destaque.

Os atacantes usaram ferramentas de segurança conhecidas e exploraram vulnerabilidades voltadas para o público e comandos nativos do Windows para se infiltrar. Segundo a Kaspersky, isso indica necessidade de medidas robustas de cibersegurança para defesa contra ransomware.

O relatório completo da Kaspersky pode ser lido nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!