‘123456’ já não é a senha (ruim) mais popular no mundo, diz NordPass

A senha “123456” já não é a mais utilizada no mundo todo, segundo novo levantamento da NordPass. O que não significa que a senha mais popular atualmente seja criativa. De acordo com o relatório, a senha mais utilizada globalmente é “password”, ou seja, “senha”.

Apesar de ter sido superada, a sequência numérica citada é a segunda mais popular. Nos países da América Latina, incluindo o Brasil, ela é ainda a mais frequente.

O número de variantes de “123456” é também popular para senhas, com o “123456789” sendo a terceira senha mais usada no mundo. Também foram classificadas as senhas mais populares em categorias, como esportes, nomes de artistas, grupos musicais, refeições, videogames, filmes, carros, entre outros.

A NordPass lista as 200 senhas mais comuns e sua análise resulta de um banco de dados de 3 TB, contendo credenciais que foram expostas em incidentes de segurança. Nesse sentido, a ESET, empresa de cibersegurança, alerta que os dados dão perspectiva sobre o atual nível de maturidade dos usuários em um aspecto muito sensível sobre a segurança da informação: muitas pessoas continuam escolhendo senhas fracas, previsíveis e fáceis de adivinhar, para proteger suas contas de e-mail, redes sociais ou outros serviços online.

Leia ainda: Ransomware salta 181% em 2022, alerta Kaspersky

“O que isso mostra é um padrão que as pessoas geralmente seguem ao escolher uma senha para torná-las fáceis de lembrar. No entanto, isso também as torna fáceis de prever. Especialmente em ataques automatizados de força bruta, em que os cibercriminosos usam software para testar várias combinações de endereços de e-mail e senhas em segundos”, alerta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de pesquisa da ESET.

Gutierrez destaca que os resultados mostram que ainda é essencial conscientizar as pessoas sobre a importância de criar senhas longas, difíceis de prever e exclusivas para cada conta ou serviço online.

“Além disso, as pessoas devem saber que tudo isso pode ser alcançado usando um gerenciador de senhas no computador ou telefone, já que esses serviços contemplam todas essas necessidades. Finalmente, lembramos a todos da importância de habilitar a autenticação de dois fatores em todos os serviços que eles usam para que a segurança de suas contas não dependa apenas da senha”, conclui Gutierrez.

Na lista abaixo, confira as senhas mais utilizadas no Brasil:

1. 123456

2. Brasil

3. 123456789

4. 12345

5. 12345678

6. 102030

7. smart2020

8. master

9. 1234

10. 123