Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com investimentos feitos em TI

executivos, CTO, salário, remuneração, diretor, CFOs

Apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o impacto que a tecnologia vem trazendo para os negócios. Esses executivos têm tido cada vez mais voz quando se trata de decidir investimentos em tecnologia, e tem dado prioridade e foco ao ROI e no impacto para o negócio.

É o que revela um estudo divulgado recentemente pela Rimini Street e realizada entre março e abril de 2024 pela Censuswide. Foram ouvidos 2.937 CFOs e CIOs de indústrias globais de médio e grande porte de vários setores. A pesquisa é chamada C-suite Imperatives: Evolving IT and Enterprise Investments e pode ser lida aqui.

A pesquisa aborda os desafios que aparecem quando CIOs e CFOs dividem projetos e budgets. Descobriu que o vínculo entre executivos de finanças e de TI se fortaleceu devido aos objetivos compartilhados, e que há maior aproximação entre as áreas, especialmente quando se refere a impulsionar medidas de segurança, tomar decisões tecnológicas ágeis, lidar com demandas de outros líderes executivos ou cortar custos de forma inteligente.

Leia também: Novos executivos da semana: NTT Data, PicPay e mais

“Para ter sucesso no ambiente de negócios moderno, as áreas de tecnologia e finanças estão aprendendo a compartilhar uma visão comum e coesa de sucesso, e não meramente coexistindo como papeis separados”, diz Mark Coggin, VP of Portfolio Product Marketing da Rimini Street. “CFOs e CIOs devem encontrar um equilíbrio entre inovação e receita, entre resultados para o cliente e resultados para o negócio.”

Para os executivos financeiros, as atualizações/migrações de ERP entregaram o menor valor agregado (23%). Os CIOs, por outro lado, têm buscado tecnologias emergentes para resolver seus desafios, visando ganhar agilidade, aumentar produtividade e eficiência, apoiar o crescimento e reduzir os riscos para o negócio.

Outras conclusões dos CFOs

A pesquisa descobriu que os CFOs reconhecem a importância da TI para a missão e metas financeiras da empresa, mas estão insatisfeitos com os resultados de alguns investimentos em tecnologia até o momento. Os CFOs estão dispostos a aumentar orçamentos de TI, mas para isso querem ver ROI e valor para o negócio.

As principais áreas de investimento são iniciativas geradoras de receita e projetos voltados para o cliente e segurança – esse último, aliás, é um fator-chave que impulsiona decisões de investimento em TI.

CIOs estão lidando com crescentes custos de TI devido a investimentos em tecnologias emergentes (44%), SaaS e outros serviços em nuvem (42%) e terceirização do suporte a aplicativos (36%). Já os CFOs desejam que os CIOs concentrem iniciativas de TI em receita (28%), gerenciamento de riscos (27%) e tecnologias disruptivas de próxima geração (25%).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!