EXCLUSIVA: 5 dicas para escapar de golpes durante compras online

Pessoa segurando um smartphone com ícones e símbolos digitais em vermelho projetados no ar, incluindo um grande triângulo de alerta com um ponto de exclamação. A imagem simboliza um alerta de segurança cibernética ou vulnerabilidade em dispositivos móveis, com elementos gráficos digitais ao fundo (iot, ciberataque, vulnerabilidade, alerta, segurança, cibersegurança, dispositivo, device, golpe)

O crescimento do comércio eletrônico brasileiro – que deve movimentar mais de R$ 234,9 milhões em 2025, de acordo com a ABComm, ou 15% de crescimento em relação ao ano passado – esbarra em um problema sério. Os cibercriminosos aperfeiçoam e aumentam o número de golpes contra lojistas e consumidores.

Um relatório publicado pela Check Point Software recentemente aponta que 2024 quebrou recordes de ataques de ransomware, um dos softwares maliciosos preferidos dos criminosos para golpes virtuais. Segundo o levantamento, foram mais de 5,4 mil ataques em 2024, crescimento de 11% na comparação com 2023.

Leia também: Siemens Software projeta futuro da indústria com IA, sustentabilidade e talento brasileiro

Segundo Eduardo Gonçales, CISO da brasileira Tivit, alguns cuidados podem prevenir dores de cabeças entre consumidores que fazem compras online. São elas:

Busque lojas – e ofertas – verdadeiras

Muito cuidado com as promoções irreais de sites e e-mails duvidosos que prometem preços muito abaixo do mercado. Veja se o site possui todos os certificados e o cadeado de segurança, exibidos na barra do navegador, assim como selos de fornecedores no rodapé da página.

É obrigatório que a empresa disponibilize informações de registro, como CNPJ, razão social e endereço da sede. Pesquise também em sites como o Posso Confiar, Reclame Aqui e o Procon para saber se a loja é confiável.

Atente-se aos links

Não clique em links que chegam por e-mail ou aplicativos de mensagens antes de checar a idoneidade da loja. Alguns criminosos fazem mudanças sutis no endereço (URL) que acabam passando despercebidas pelas vítimas. Na dúvida, digite o endereço da loja no navegador e pesquise pelo produto diretamente.

Prefira o cartão de crédito virtual

O cartão de crédito, especialmente o virtual, surge como o meio mais rápido e seguro para a confirmação da compra, oferecendo a possibilidade do estorno do valor em caso de fraude ou não recebimento do produto por falta de estoque.

O PIX caiu rápido no gosto do consumidor, mas tem sido utilizado para muitos golpes. Por isso, é preciso tomar muito cuidado, por causa especialmente da dificuldade de reaver o dinheiro em caso de fraude.

O pagamento por boleto apresenta risco ainda maior porque há vírus que altera o código de barras do documento, desviando o pagamento para a conta de criminosos.

Mantenha seu sistema atualizado

Algumas falhas de segurança são corrigidas pelos próprios fabricantes com novas versões dos sistemas operacionais. Portanto, antes de ir às compras, mantenha atualizados os sistemas do computador e dos dispositivos móveis, bem como das ferramentas de segurança, como antivírus e firewalls, para evitar a infecção por possíveis malwares durante a navegação.

Saiba seus direitos

Para toda compra online, você tem o direito de arrependimento e devolução do produto em até sete dias corridos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!