5 melhores práticas para o uso de IA generativa no atendimento ao cliente

atendimento chatbots, cliente

A chegada da inteligência artificial generativa ao setor de atendimento trouxe benefícios para as empresas que vão além da capacidade de entender e responder consultas dos clientes. Para Rafael Gouvea, fundador e CEO da Neppo, a tecnologia é a evolução natural dos chatbots e ditará a maneira como as empresas se relacionam com os clientes, independentemente do canal de comunicação utilizado.

O especialista elenca abaixo cinco benefícios para empresas que utilizam da IA generativa no atendimento ao cliente.

1.Personalização do atendimento: a IA generativa permite customizar a interação com cada cliente. A ideia é que seja feita uma análise de dados históricos e comportamentais para fornecer respostas e soluções específicas para as necessidades de cada indivíduo. Isso aumenta a satisfação do consumidor e a eficiência do atendimento.

2.Integração com sistemas existentes: integrar a IA generativa com os sistemas e bancos de dados existentes da empresa permite que a tecnologia acesse informações relevantes em tempo real, proporcionando respostas precisas e atualizadas.

Leia ainda: Na Localiza&Co, IA não é hype

3.Treinamento Contínuo: manter a IA generativa constantemente atualizada e treinada com novos dados e feedbacks dos clientes melhora a capacidade de compreensão e resposta para as consultas, adaptando-se às mudanças nas necessidades dos clientes e no mercado.

4.Monitoramento e Avaliação: analisar métricas como tempo de resposta, taxa de resolução no primeiro contato e satisfação do cliente para identificar áreas de melhoria e ajustar os algoritmos conforme necessário são possibilidades da IA.

5.Escalabilidade e flexibilidade: uma configuração interessante da IA é a possibilidade de escalar as soluções durante períodos de alta demanda e ser flexível o suficiente para lidar com diferentes tipos de consultas e problemas. Isso garante que o atendimento permaneça eficiente e eficaz, independentemente do volume de interações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!