5 soft skills para desenvolvedores de software na ‘era da IA’
A inteligência artificial (IA) está transformando a carreira dos desenvolvedores de software no mundo. Mas a tecnologia não substitui o pensamento e o conhecimento humano, o que quer dizer que os profissionais precisarão de habilidades para usarem a ferramenta no cotidiano do trabalho.
Para o GitHub, os desenvolvedores devem aprimorar e aplicar soft skills, aquelas habilidades mais comportamentais, incluindo comunicação, ética e empatia no trabalho diário, para se diferenciarem. A empresa selecionou as cinco principais soft skills para os desenvolvedores aprimorarem na era da IA.
Leia também: Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros
Veja:
Comunicação
Os profissionais da área precisam se comunicar para colaborar com equipes e outras partes interessadas, definir requisitos do projeto, compartilhar insights e resolver problemas. À medida que os desenvolvedores navegam na engenharia de prompt, essas aptidões também são essenciais.
Os melhores prompts de IA são claros, diretos e bem pensados, e se comunicar com outras pessoas no local de trabalho não é muito diferente. As instruções para essas ferramentas devem ser compreensíveis e precisas, já que as máquinas requerem orientação direta e objetiva para produzir os resultados desejados.
“Saber formular uma boa pergunta se tornou ainda mais essencial ao lidar com ferramentas de inteligência artificial,” diz Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil.
Pensamento ético
Para prevenir questões como preconceito e garantir transparência e privacidade à medida certa, o pensamento ético está se tornando uma necessidade crescente para os desenvolvedores de software. Tomar as decisões corretas que protejam o bem-estar dos usuários e da sociedade requer integridade e raciocínio ético.
Resolução de problemas
Ao trabalhar com ferramentas de IA, os desenvolvedores podem enfrentar problemas difíceis ou imprevistos. Ser capaz de pensar criativamente e se adaptar a condições em transformação pode ajudar a gerar novas ideias.
“Mesmo em uma era de grandes avanços tecnológicos, o poder de resolução de problemas inerente aos seres humanos é um fator chave. Essa perspectiva será um diferencial significativo no trabalho realizado em colaboração com uma ferramenta de IA como o Copilot, por exemplo,” diz Viana.
Adaptabilidade
Os desenvolvedores devem ser flexíveis e estarem abertos à adoção de novas ferramentas, abordagens e frameworks devido ao rápido avanço da inovação em IA. Expandir habilidades interpessoais que apoiam uma mentalidade de crescimento permite que as pessoas absorvam continuamente novas informações e acompanhem os progressos constantes.
Empatia
Embora a IA possa ajudar os desenvolvedores a gerar soluções mais rapidamente, esses profissionais também devem ser capazes de verificar o código e garantir que essas soluções enfatizem o bem-estar de diversos grupos de usuários. Para criar soluções e produtos que possam proporcionar excelentes experiências, primeiro os profissionais devem entender as preferências e desejos dos usuários finais.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!