5 tendências no setor de captura de dados em 2025, segundo a Kodak Alaris

Scanner da Kodak Alaris em destaque, mostrando detalhes do painel de controle com botões e visor. A imagem destaca o design moderno e funcional do equipamento, utilizado para captura avançada de dados (kodak alaris, scanner, captura de dados)

A automação e digitalização crescentes em todos os setores da economia, inclusive os mais “físicos”, tem aumentado também o uso de tecnologias de captura de dados. A Kodak Alaris, fundada em 2012 após a falência da antiga Kodak, se especializou em soluções nesse setor, e fabrica softwares, scanners de documentos e serviços. O maior objetivo é simplificar processos de negócios.

A empresa listou algumas tendências que devem movimentar o setor de captura de dados em 2025. Confira:

Automatização de processos

Segundo a empresa, a automatização se tornará uma necessidade imperiosa. Ferramentas avançadas permitirão automatizar fluxos de trabalho, eliminando a necessidade de supervisão manual em cada fase.

Veja também: Robô com IA reduz tempo de separação de remédios em 90% no Hospital Oswaldo Cruz

Por exemplo, será possível criar cadeias de e-mails automatizados enviados a novos assinantes na base de dados, facilitando a comunicação e o acompanhamento sem esforço adicional. Isso não apenas otimiza a eficiência, mas também permite que as equipes se concentrem em tarefas mais estratégicas.

Sustentabilidade e eficiência energética

Equipamentos de digitalização, como scanners, se destacarão em desempenho e contribuirão para as metas de sustentabilidade das empresas. Espera-se que esses dispositivos reduzam custos e minimizem o impacto ambiental, alinhando-se às práticas responsáveis que consumidores e organizações valorizam cada vez mais.

Adoção massiva da IA na captura de dados

Veremos aumento no uso de software inteligente capaz de interpretar, classificar e extrair dados de maneira automática. Isso acelerará processos-chave como a gestão de arquivos, auditorias e serviços ao cliente, permitindo que as empresas operem com mais agilidade e precisão, diz a Kodak Alaris.

Captura descentralizada

Organizações em setores como saúde, banco e governo continuarão a impulsionar iniciativas que permitam realizar processos de captura de informação em pontos próximos ao cliente final. Isso melhorará a experiência do usuário e reduzirá o tempo operacional, tornando a informação disponível quando mais se precisa.

Regulamentação na gestão digital de documentos

A Kodak Alaris prevê um aumento nas exigências normativas para garantir a integridade e validade de documentos eletrônicos. Isso exigirá soluções “robustas”, tanto em hardware quanto em software, que atendam às regulamentações e garantam a segurança da informação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!