5 tendências que vão transformar a gestão das empresas, segundo a Zoho

executivo, futuro, tendências, CEOs, empresa, gartner, CIO

O ano de 2025 promete ser de consolidação no cenário de tecnologia. É esperado que tecnologias inovadoras causem impacto direto na forma como empresas operam e se relacionam com seus clientes, a começar pela inteligência artificial (IA).

De acordo com o Worldwide IT Predictions 2025, estudo elaborado pela empresa de pesquisa IDC, até 2030, 95% das funções atuais de TI e de Líderes de Negócios serão redefinidas ou eliminadas devido à crescente adoção de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA). Este dado ilustra o impacto profundo da inovação tecnológica e das transformações nos modelos de trabalho corporativo.

Leia também: Após biênio de crescimento, Grupo Kakau quer internacionalização para os EUA e América Latina

Diante disso, a Zoho, multinacional indiana de tecnologia, lista essa e outras tecnologias que despontarão como tendências no mercado e para as quais as empresas devem se atentar no ano que se aproxima. Veja abaixo:

1. Uso intensivo de dados

A gestão e o uso intensivo de dados seguem como prioridade para as organizações que buscam se destacar no mercado. Contudo, com a entrada em vigor de novas regulamentações e a disseminação de plataformas mais acessíveis, as pequenas e médias empresas (PMEs) também irão intensificar o uso de soluções de análise preditiva e visualização de dados em tempo real, otimizando tomadas de decisões e criando novas oportunidades de negócios – e, consequentemente, ampliando a tendência entre companhias de todos os portes.

A popularização da IA também tem auxiliado na expansão do mercado de Business Intelligence (BI) e Analytics. Mais acessíveis e aprimorados, os dados passam a ser uma realidade incontestável na rotina de diferentes unidades de negócio e áreas empresariais. Em 2025, é esperado que a tendência de “data democratization” ganhe força, e que plataformas de analytics contribuam ainda mais para o uso independente e autônomo por todos níveis organizacionais.

2. Atendimento digital será preferência

A evolução dos chatbots e assistentes virtuais reflete uma tendência que alia a tecnologia à humanização do atendimento ao cliente. Empresas estão investindo em soluções que combinam inteligência artificial com interações personalizadas, proporcionando experiências fluidas, sem abrir mão do toque humano nos momentos mais críticos.

De acordo com a Forrester, os canais digitais, em 2025, se tornarão a preferência de pelo menos 50% dos consumidores durante o primeiro contato com empresas e marcas. A tendência está enraizada na melhoria contínua dos produtos atendimento digital e help desk, além das integrações dessas ferramentas e plataformas a tecnologias de automação de respostas e assistentes de IA, como o ChatGPT.

3. Assistentes de IA

A execução de tarefas do cotidiano ficará, cada vez mais, a cargo de agentes de inteligência artificial, apelidada de “IA agêntica”. Essa tendência ajudará a desobstruir o dia a dia de profissionais, deixando tempo para tomadas de decisões e ações mais estratégicas e menos operacionais.

Essa função específica da tecnologia já está sendo construída e adotada em larga escala por meio de softwares de gestão e gerenciamento de projetos e pela incorporação em IAs já existentes no mercado. De acordo com o Gartner, a IA agêntica será responsável por 15% das decisões de trabalho do dia a dia até 2028.

4. Ferramentas para gerenciamento de projetos

As plataformas de gerenciamento de projetos evoluíram para atender às demandas de um ambiente corporativo mais ágil e colaborativo. Em 2025, o foco estará na adoção de soluções integradas que facilitam o trabalho remoto, melhoram a gestão de equipes multidisciplinares e garantem a entrega eficiente de resultados.

5. Sustentabilidade tecnológica

Alinhada às demandas globais por ESG (ambiental, social e governança), a tecnologia também assume um papel estratégico na promoção da sustentabilidade. Seja com data centers mais eficientes energeticamente ou com inovações que reduzam o impacto ambiental, as empresas que abraçarem essas iniciativas sairão na frente.

Nesse cenário, o avanço acelerado da IA também será usada à favor da tendência sustentável. No que se refere à descarbonização de infraestrutura de IA, por exemplo, as previsões indicam que 60% das empresas implementarão estruturas tecnológicas (como data centers) sustentáveis para atingir suas metas ambientais até 2026, segundo o IDC.

Essas tendências indicam um movimento de transformação que vai além da inovação pura: trata-se de integrar tecnologia ao cotidiano empresarial de maneira inteligente, acessível e focada nas necessidades do consumidor. Para as empresas que desejam se destacar, investir nessas áreas pode ser a chave do sucesso em 2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!