51% dos CDOs no Brasil usam IA para tomar decisões

Muitos Chief Data Officers (CDOs) brasileiros têm confiado na inteligência artificial (IA) para apoiar  decisões. Segundo novo estudo do IBM Institute for Business Value, o CDO Study 2023, 51% aplicam IA e dados para tomar decisões melhores e mais rápidas. Por outro lado, apenas 22% deles relatam que estão usando IA para automatizar a tomada de decisões.

A pesquisa entrevistou três mil CDOs em todo o mundo, incluindo Brasil e outros países na América Latina, como México, Chile e Colômbia.

Leia também: CISOs afirmam não ter suporte suficiente de conselho executivo

“Estamos vivendo um cenário latente que traz um panorama de como IA e dados são peças fundamentais na transformação digital das empresas. E é justamente neste contexto que o CDO, embora seja uma função relativamente nova aqui no Brasil e na América Latina, está cada vez mais à frente dos negócios”, diz Joaquim Campos, vice-presidente de automação, dados e IA da IBM América Latina.

O estudo também observou que 48% dos CDOs no Brasil indicam que sua estratégia de gerenciamento de dados está explicitamente alinhada com a transformação digital das empresas. Quando questionados sobre as melhores tecnologias capazes de revelar valor dos dados, os entrevistados locais apontaram Internet das Coisas (60%), Nuvem Híbrida (48%) e IA e Machine Learning (33%).

CDOs responsáveis

Há também uma forte consciência desses executivos em relação às responsabilidades do cargo, com 82% deles afirmando que garantir a segurança dos dados é a mais importante. Já 48% dizem que suas organizações estão totalmente em conformidade com a legislação e os padrões de dados.

“Com este olhar das empresas tão minucioso sobre os dados, os CDOs são justamente os profissionais capazes de desempenhar um papel crítico ao habilitar a IA em toda a organização, o que pode conduzir a decisões mais eficientes e reduzir riscos”, complementa Campos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!