6 anúncios feitos pela VMware no VMware Explore
O VMware Explore, evento da gigante de tecnologia realizado nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, trouxe atualizações importantes para o portfólio da empresa em torno de multicloud, inteligência artificial (IA), IA generativa e cibersegurança. Acompanhe os destaques.
1. VMware Cloud com vSAN Max, NSX+ e recuperação de ransomware
A VMware anunciou a nova versão da sua plataforma de nuvem VMware Cloud para ajudar empresas a modernizar, otimizar e proteger suas estruturas. Com a novidade, o VMware Cloud passa a combinar o software VMware Cloud Foundation e o VMware Cloud Services.
O Cloud Foundation inclui ofertas de software local e de nuvem pública da VMware em uma pilha unificada, garantindo a integração entre ambientes locais e de nuvem dos provedores de serviços de hiperescala e dos parceiros. Já o VMware Cloud Services simplifica a implantação e as operações dos ambientes VMware Cloud Foundation em qualquer nuvem ou ambiente local, em linha com a nova era de ambientes distribuídos.
“Há alguns anos iniciamos nossa estratégia de multicloud. Hoje, pesquisas mostram que 75% das empresas estão usando mais de um provedor de cloud e usando o poder da borda. Por isso, fortalecemos nossas capacidades para os clientes terem sucesso na jornada de multicloud. O approach de cloud-smart é encontrar a melhor aplicação com a melhor arquitetura para o cliente”, contou Raghu Raghuram, CEO da VMware.
Sumit Dhawan, presidente da VMware, disse que o uso do VMWare Cloud Foundation cresce 31% ano a ano, não só por conta de custo, mas também segurança e performance, com 171% de ROI em três anos e 66% de redução de custo de rede e segurança. Por isso, as expectativas com as atualizações são altas.
Sumit Dhawan, presidente da VMware, anuncia novidades da empresa no VMware Explore
O executivo explicou ainda que o VMware NSX+ é uma nova oferta de serviço gerenciado em nuvem do NSX para ambientes multi-cloud (antigo Projeto NorthStar), que aprimora os recursos de rede e segurança do VMware Cloud. Os recursos do NSX+ são fornecidos como software como serviço (SaaS), o que simplifica o processo de instalação, e gerenciados de modo centralizado em um único console na nuvem.
Já a família vSAN promete fornecer armazenamento desagregado na escala de petabytes. “Com esse anúncio, as soluções de armazenamento da VMware oferecerão aos clientes flexibilidade de dimensionamento em comparação com as soluções de armazenamento tradicionais, com desempenho, capacidade, resiliência e baixo custo total de propriedade (TCO) para os aplicativos mais exigentes da atualidade”, reforçou o executivo.
O vSAN Max dimensionará o armazenamento de forma elástica e independente do processamento para maximizar a utilização, até 8,6 petabytes de capacidade e 3,6 milhões de IOPS por cluster. Segundo a empresa, a solução pode reduzir o custo total de propriedade (TCO) em até 30% para bancos de dados essenciais para a continuidade das operações por meio da consolidação do hardware e da licença4. A nova oferta vSAN Max será licenciada separadamente das edições vSAN existentes e fornecida como uma assinatura.
Já o VMware Ransomware Recovery, projetado para a recuperação de ataques sem arquivo por meio da análise comportamental das VMs ativadas em ambientes de recuperação isolados (IRE, pela sigla em inglês) com base em nuvem, promete ser capaz de resolver o tempo de inatividade não planejado até 75% mais rápido.
2. VMware Private AI Foundation
A VMware Private AI Foundation ganhou reforço com o apoio da NVIDIA. A plataforma permitirá que empresas personalizem modelos e executem aplicações de IA generativa, incluindo chatbots inteligentes, assistentes, busca e sumarização. A plataforma será uma solução integrada, garante a empresa, com software de IA generativa e computação acelerada da NVIDIA, construída sobre a VMware Cloud Foundation e otimizada para IA.
O VMware Private AI Foundation com NVIDIA será suportado pela Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise e Lenovo — que estarão entre os primeiros a oferecer sistemas que potencializam a personalização.
3. VMware Edge Cloud Orchestrator
Para ajudar empresas com o desafio de uso de edge computing, a VMware lançou recursos e aprimorou a orquestração para a borda com o VMware Edge Cloud Orchestrator (antigo VMware SASE Orchestrator). A borda é uma infraestrutura digital distribuída que executa cargas de trabalho em vários locais, próximo aos endpoints que estão produzindo e consumindo dados.
De acordo com a empresa, os aprimoramentos do orquestrador ajudarão a planejar, implantar, executar, visualizar e gerenciar ambientes de borda de maneira descomplicada, permitindo a execução de aplicativos nativos da borda com foco nos resultados para os negócios. O VMware Edge Cloud Orchestrator (VECO) fornecerá gerenciamento da borda por meio de um console único no qual será possível gerenciar a infraestrutura, a rede e a segurança do processamento da borda.
4. VMware Tanzu ampliado com Engine Application
Agora, o VMware Tanzu passa a oferecer uma solução completa para desenvolver, fornecer e otimizar aplicativos nas nuvens. Tanzu é uma solução modular sustentada por uma plataforma de dados e controle comuns, com suporte para interfaces abertas que permitem integrações de ecossistema.
Pesquisa da VMware mostra que mais de 70% dos CIOs estão desenvolvendo aplicativos nativos da nuvem e eles já ultrapassaram os aplicativos tradicionais. Nesse cenário, agilidade é o nome do jogo. Em busca dessa aceleração, empresas estão priorizando estratégias de modernização de aplicativos e tecnologias mais recentes, como IA, aprendizado de máquina, Kubernetes, soluções de código aberto e ecossistemas de várias nuvens para obter uma vantagem competitiva.
O VMware Tanzu com Intelligent Assist promete melhorar as operações de reativas para proativas e agilizará os fluxos de trabalho operacionais, fornecendo uma experiência de chatbot de conversação alimentada por IA generativa que aproveita a arquitetura de dados federados nas soluções integradas do VMware Tanzu Hub.
5. VMware Anywhere Workspace
No mundo do trabalho híbrido, dados e inteligência artificial desempenham papel-chave. Diante desse cenário, a VMware anunciou integrações modernas de IA à plataforma Anywhere Workspace, que otimizam a experiência do funcionário, impulsionam novos casos de uso de gerenciamento de vulnerabilidades e simplificam o gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos.
O VMware Anywhere Workspace integra a experiência digital do funcionário (DEX, pela sigla em inglês), apps e infraestrutura de desktops virtuais (DaaS e VDI), gerenciamento unificado de endpoints (UEM, pela sigla em inglês) e segurança para proporcionar um espaço de trabalho seguro e contínuo em qualquer dispositivo ou local
6. Intelligent Assist
O Intelligent Assist chega para fortalecer a estratégia de IA generativa nas ofertas multinuvem da VMware. O Intelligent Assist é uma família de soluções generativas baseadas em IA treinadas nos dados proprietários da VMware para simplificar e automatizar todos os aspectos da TI corporativa em uma era multinuvem.
Os produtos VMware com Intelligent Assist incluem o VMware Tanzu com Intelligent Assist, que aborda os desafios de visibilidade e configuração multinuvem, permitindo que os usuários solicitem e refinem conversacionalmente as alterações na infraestrutura de nuvem de sua empresa.
O Workspace ONE com Intelligent Assist, que capacitará os usuários a criar scripts de alta qualidade usando prompts de linguagem natural para uma experiência de escrita de script mais rápida e eficiente.
A família conta ainda com o já mencionado NSX+ com Intelligent Assist, que permitirá que os analistas de segurança determinem com rapidez e precisão a relevância das descobertas de segurança e corrijam ameaças com eficácia.
*A jornalista viajou a convite da VMware