9 em cada 10 empresas planejam novos investimentos em cloud, afirma estudo
Com a chegada de 2024, empresas ao redor do mundo ajustam suas estratégias para enfrentar novos desafios e aproveitar oportunidades tecnológicas. A pesquisa “Agenda 2024” da Deloitte revela as prioridades e preocupações das organizações para o ano na área de cloud.
A pesquisa inclui 411 empresas, representando cerca de 20% do PIB do Brasil. Entre 26 de fevereiro e 25 de abril de 2024, executivos de altos cargos responderam ao levantamento, abrangendo setores como prestação de serviços (43%), mineração, petróleo e gás (11%), infraestrutura (11%), TI e telecomunicações (10%) e serviços financeiros (9%).
Leia também: “Confiança é uma das principais barreiras da IA generativa”, diz VP da Deloitte
O estudo indica que a adoção e a implementação de soluções em nuvem são vistas como cruciais para a competitividade empresarial. 63% das empresas planejam aumentar seus investimentos em infraestrutura de TI, e 72% estão focadas em capacitar seus profissionais em áreas tecnológicas.
Além disso, a migração para a nuvem está em pleno andamento, com nove em cada dez empresas planejando novos investimentos na área. A pesquisa também destaca que 32% das empresas utilizam nuvem pública, 21% optam por uma abordagem híbrida e 47% preferem nuvem privada. Setores como serviços financeiros, TI e telecomunicações são os que mais adotam soluções de nuvem privada.
Enquanto as empresas aumentam seus investimentos em tecnologia de nuvem, enfrentam desafios significativos. A gestão eficiente desses investimentos e a adaptação rápida a novas tecnologias são essenciais para manter a competitividade.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!