Tensão entre EUA e China prejudica empresas de tecnologia norte-americanas
O crescimento das empresas norte-americanas de tecnologia pode estar sendo afetado pela tensão geopolítica global, principalmente entre os EUA e a China. Um relatório publicado recentemente pela S&P examinou como as crescentes tensões comerciais entre os dois países e potenciais implicações de longo prazo estão afetando ações e notas de investimento (ratings) dessas companhias.
Segundo a S&P, o crescimento dos gastos globais com TI na última década continuou, apesar das tensões, que tiveram impacto limitado nas classificações feitas pela consultoria. No entanto, a polarização da cadeia de suprimentos de tecnologia por conta da tensão entre os dois países pode prejudicar o crescimento da indústria a longo prazo.
A expectativa da empresa é de que os esforços para reduzir a dependência das empresas americanas da China sejam maiores e mais prolongados do que se imagina. E há a previsão de que as tensões entre EUA e China persistam, seja lá quem herde a Casa Branca na próxima eleição presidencial.
A S&P faz um alerta sobretudo para a indústria de semicondutores, considerada a de maior risco – notícia particularmente ruim para empresas como Intel e Nvidia, que tiveram que amargar notícias ruins recentemente.
Embora balanços patrimoniais sólidos possam ajudar essas empresas a suportar conflitos geopolíticos ou comerciais de curto prazo, diz a empresa de rating. O longo prazo, contudo, dependerá da capacidade de “navegar em um cenário de negócios mais competitivo e provavelmente de atividade comercial reduzida entre os EUA e a China”.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!