Einstein desenvolve plataforma de análise de dados para auditar SUS

O Hospital Israelita Albert Einstein está desenvolvendo uma plataforma de análise de dados que pretende apoiar a avaliação e fiscalização de unidades públicas de saúde e o uso dos recursos federais repassados. A tecnologia apoiará o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (AudSUS), do Ministério da Saúde e recebe o nome de Plataforma de Auditoria e Monitoramento de Dados em Saúde (PAMDAS).

Na prática, o projeto cruzará informações do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes pertinentes. A iniciativa é executada no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), também do Ministério da Saúde.

Com o uso da ferramenta, espera-se atualizar e elaborar políticas públicas relacionadas ao tema, além de fazer comparações entre estados e municípios. A plataforma de auditoria vai abranger detalhes de tratamentos complexos, do ponto de vista de infraestrutura e de gestão hospitalar. Além disso, profissionais do AudSUS serão capacitados em inteligência artificial para o manejo da ferramenta.

Leia também: Para Alice, TI é essencial para gestão inteligente da saúde

Michel Fornaciali, pesquisador e coordenador do PAMDAS, explica que a iniciativa garante agilidade à rotina dos auditores, sistematizando e informatizando processos já realizados, o que permite identificar e solucionar problemas de estrutura e alocação de recursos em larga escala. Segundo ele, após o cruzamento dos dados, será possível receber alertas de potenciais inconformidades que serão investigados por auditores.

Em sua visão, esta sinergia ressalta a importância da combinação da Inteligência Artificial (que agrega escalabilidade e velocidade) com a Inteligência Humana (que agrega raciocínio e visão crítica).

“Quando se pensa no ponto de vista oncológico, por exemplo, a gente pode olhar pela ótica de gestão: será que aquele estabelecimento, município, ou estado está seguindo as políticas públicas do sistema oncológico? Os gastos estão dentro do esperado? O volume de atendimento está adequado comparado com a estrutura daquele local?”, destaca. E complementa: “a plataforma também fará uma análise do ponto de vista assistencial para verificar a qualidade do serviço oferecido e se segue as devidas diretrizes para garantir o tratamento mais adequado aos pacientes”.

Para Fornaciali, a ferramenta trará escalabilidade para as auditorias, possibilitando a identificação de anomalias que passavam despercebidas, seja por falta de denúncias ou por falta de equipe para identificá-las. “A PAMDAS deve garantir o bom uso do recurso público empregado no setor”, finaliza.

O projeto deve ser concluído até o final de 2023, quando será realizado um relatório das principais análises do triênio de 2021-2023.