Portuguesa Sensei capta R$ 91 mi para expansão na América Latina e na Europa

sensei, fundadores

A startup portuguesa de varejo autônomo Sensei anunciou a captação de aproximadamente R$ 91 milhões em uma rodada de investimento Series A. O dinheiro será usado para expandir a presença da marca na América Latina, sobretudo no Brasil, diz a empresa, mas também no centro e norte da Europa.

A rodada foi liderada pela também portuguesa BlueCrow Capital e participação de outros fundos, inclusive a Kamay Ventures (fundo de VC que reúne grandes empresas com atuação no País, incluindo Coca-Cola, Arcor e Bimbo).

O aporte servirá para aumento projetada da equipe em 30% até o próximo semestre, além da criação de cerca de 1 mil pontos de venda até 2026, diz a Sensei. No Brasil, a marca possui atualmente uma parceria com a rede Fast Gôndolas e Check-outs.

Leia também: Ministério do Empreendedorismo e Amazon Brasil anunciam acordo de capacitação

“A participação da Kamay Ventures nesta rodada é muito importante para nós, não apenas por sua expertise no mercado latino-americano, onde estamos buscando expandir, mas também porque eles entendem as necessidades do segmento de FMCG (Bens de Consumo de Rápido Movimento), onde vemos grandes oportunidades de desenvolvimento”, diz Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.

“A tecnologia baseada em IA da Sensei não apenas melhora as experiências dos consumidores, mas também capacita os varejistas com dados valiosos e capacidades de automação”, diz Gabriela Ruggeri, sócia gerente da Kamay Ventures.

Tecnologia

As soluções da Sensei usam visão computacional, sensores e algoritmos de inteligência artificial para oferecer experiência de loja (mercearias, frutas e vegetais à granel, padarias) sem filas de pagamento. A empresa diz que se diferencia da concorrência ao apresentar, em tempo real, a lista de compras a pagar. A promessa é que o cliente entre na loja, faça as compras e, no final, tem acesso à lista de compras na tela, dispensando o registro manual de cada item.

“Desenvolvemos uma tecnologia quase invisível que integramos nas lojas, mas que tem um grande impacto no tempo e na experiência de compra de cada cliente, assim como na eficiência da loja e no desempenho do negócio”, finaliza Portugal.

A Sensei foi fundada em 2017 por Vasco Portugal, Joana Rafael, Nuno Moutinho e Paulo Carreira. A empresa soma até agora 21 milhões de euros em financiamento de capital de risco privado captados.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!