Para desenvolver 6G, Brasil e Índia assinam memorando

O 6G Brasil, liderado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil),e a Bharat 6G Alliance (B6GA), da Índia, firmaram um memorando de entendimento para fomentar e avançar o desenvolvimento do 6G. Segundo as entidades, o acordo cria uma cooperação internacional que vai definir o futuro das redes móveis de próxima geração, com o objetivo de acelerar a implementação dessa nova tecnologia e estabelecer normas globais harmonizadas.
A parceria também reforça o vínculo entre Brasil e Índia no campo das telecomunicações e conectividade, oferecendo uma oportunidade para que ambos os países desempenhem um papel de destaque nas diretrizes do avanço do 6G e na evolução do setor.
O documento serve como uma base para colaboração contínua, permitindo que as duas organizações compartilhem conhecimentos, promovam a inovação e atuem juntas para moldar o futuro das comunicações globais.
Intercâmbio de ideias para o 6G
Fernando Soares, diretor de Regulação e Inovação da Conexis Brasil Digital, e signatário do memorando, ressalta que a parceria representa uma oportunidade para o intercâmbio de ideias e experiências entre dois dos maiores mercados de telefonia móvel do planeta. “O memorando vai ampliar o ecossistema e proporcionar um planejamento mais eficiente para a chegada do 6G”, afirmou.
As áreas de cooperação incluem a identificação de interesses comuns para apoiar o desenvolvimento de consensos e a colaboração na padronização de novas tecnologias, além de fortalecer a cooperação global em 5G e 6G, explorar casos de uso para o 6G e a participação mútua em eventos promovidos por ambas as partes.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!