Mais de 60% dos carros terão IA embarcada em 5 anos
Um relatório recente da Globant defende que, até 2029, mais de 60% dos carros terão inteligência artificial embarcada, que servirá tanto para aprimorar a eficiência dos veículos quanto a experiência de quem dirige. O relatório busca analisar o impacto da IA na transformação do setor automotivo.
Segundo a consultoria de origem argentina, o setor enfrenta forte competitividade e demanda por inovação, e precisa vencer ineficiências em processos internos e falta de personalização no relacionamento com os clientes. E a IA surge como ferramenta para aprimoramento.
Leia também: ERP sem migração: a nova aposta da ServiceNow e Rimini Street
A aplicação de IA no setor automotivo deve atingir US$ 7 bilhões até 2027, segundo relatório da Market Research Report, com uma taxa de crescimento anual média de 24,1%. “A IA está redefinindo a forma como as montadoras operam e interagem com os consumidores”, diz em comunicado Álvaro Pujals, parceiro de ‘hacking’ de negócios da Globant.
Um dos cases de uso de IA nessa indústria executado pela Globant é o da montadora japonesa Nissan, que atraiu mais de 1 milhão de usuários em apenas três dias, gerando dois mil leads. A empresa lançou um sistema de reservas online para o modelo Ariya, em que os clientes podiam fazer a pré-encomenda do automóvel em três etapas, concluídas em menos de 15 segundos, segundo a empresa.
Outro destaque foi a implementação de um sistema de bate-papo com IA, desenvolvido em parceria com o Google. Pelo sistema, a Nissan contabilizou mais de 113 mil interações com clientes nos primeiros cinco meses, melhorando o atendimento e a satisfação dos usuários, diz a Globant.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!