Agrotoken lança plataforma blockchain para administração de esforços de sustentabilidade

agropecuária, Vivo, Agrotoken

A Agrotoken, empresa de tokenização de commodities agrícolas, anunciou o lançamento de uma nova ferramenta para integração, registros e gestão de sustentabilidade através de blockchain, a Traceability & Sustainability Explorer.

A plataforma oferece uma solução simplificada e segura para a emissão, gestão, fracionamento e transferência de certificados relacionados aos esforços de sustentabilidade e é desenvolvida para atender empresas de múltiplos segmentos.

Através da rede blockchain, a plataforma assegura que todos os certificados emitidos sejam confiáveis e imutáveis, promovendo transparência e credibilidade em toda a cadeia de valor.

A autenticidade proporcionada pela tecnologia elimina o risco de fraudes e reforça a confiança dos clientes e parceiros comerciais, ao mesmo tempo que facilita a rastreabilidade de cada etapa produtiva.

Leia mais: Brasil é o 4º país no mundo em geração de empregos no setor de energia solar

A plataforma também tem o objetivo de ajudar empresas a monetizar seus esforços sustentáveis, através da transformação de despesas operacionais em ativos financeiros. O sistema permite que os créditos de sustentabilidade sejam negociados, criando novas oportunidades de receita para organizações comprometidas com boas práticas ambientais.

“Nosso objetivo é transformar práticas que antes eram vistas como custos em ativos valiosos, permitindo que as empresas monetizem seus esforços sustentáveis e se mantenham competitivas em um mercado global em constante evolução”, disse Eduardo Astrada, CEO da Agrotoken.

A Agrotoken levantou, em janeiro de 2024, US$ 12,5 milhões em uma rodada de investimentos liderada pela Visa e pela Bunge. À época, Astrada pontuou que o aporte seria destinado para a expansão dos negócios da companhia, de origem argentina, no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!