Estudo: para 71% dos funcionários, IA melhorou satisfação com o trabalho

Homem de óculos olhando de frente para uma representação digital de um rosto humano feito de circuitos e códigos binários, simbolizando a interação entre inteligência artificial e ser humano. O fundo escuro realça as linhas de circuito e os números 0 e 1, sugerindo temas de tecnologia avançada, aprendizado de máquina e futurismo (IA, inteligência artificial, humanos)

Funcionários e empregadores acreditam que a inteligência artificial (IA) afeta positivamente o ambiente de trabalho. Satisfação, produtividade e progressão de carreira são apontadas como vantagens por executivos de quatro países ouvidos em um relatório divulgado recentemente pela Unisys.

A pesquisa revela que 71% dos funcionários dos EUA, Reino Unido, Alemanha e Austrália acreditam que a IA impactou positivamente sua satisfação no trabalho, com relatos de mais produtividade. O estudo também mostra que 83% dos entrevistados disseram ter experimentado aumento significativo da produtividade.

“Este relatório mostra que os funcionários estão cada vez mais reconhecendo os benefícios da IA, não apenas em suas tarefas diárias, mas também em seu desenvolvimento geral de carreira”, diz em comunicado Patrycja Sobera, vice-presidente sênior e gerente geral de soluções de trabalho digital da Unisys.

Leia ainda: Inteligência artificial e nuvem: onde falham as promessas de transformação digital?

O relatório indica, segundo 79% dos funcionários ouvidos, que adquirir habilidades de IA permitirá progressão mais rápida na carreira. E 44% dizem que economizaram tempo usando IA e estão investindo parte desse tempo “ganho” em treinamento ou desenvolvimento profissional.

Para 61%, a IA levará a criação de mais empregos, contrariando receios de substituição.

Visão do chefe

Os empregadores compartilham visão similar, diz o estudo, considerando a IA como parte permanente do modelo de negócios atual. Para 93%, a IA ficará permanente nas estratégias das organizações, com 89% esperando que o uso aumente no próximo ano.

Aqueles que estão investindo estão vendo retornos significativos, diz o estudo, com 30% dos executivos relatando vantagem competitiva. Além disso, 86% das empresas com um Chief AI Officer relatam economias de tempo significativas, destacando a importância da liderança na integração de IA.

“Ao automatizar processos mundanos, a IA permite que os funcionários se envolvam em um trabalho mais significativo, promovendo uma cultura de aprendizado e crescimento contínuos”, disse Brett Barton, vice-presidente e líder global de prática de IA na Unisys.

O relatório The AI Equation: 2024 AI Business Impact Research coletou respostas de participantes de dois estudos diferentes conduzidos pela Ipsos e PSB Insights. O primeiro incluiu respostas de 2.015 líderes e executivos de TI, além de funcionários de empresas globais em quatro países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Austrália.

O segundo estudo entrevistou 250 executivos de negócios nos EUA com responsabilidades de tomada de decisões de TI.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!