Nvidia e Google anunciam parceria para simular ‘ruído quântico’
A Nvidia anunciou nessa segunda-feira (18) uma parceria com o Google, mais especificamente com a divisão de inteligência artificial (IA) sob computação quântica (Quantum AI), para acelerar a criação de dispositivos utilizando a nova tecnologia de processamento. A plataforma Cuda-Q será usada para fazer simulações.
Segundo as partes, o Google Quantum AI está utilizando a plataforma híbrida de computação quântica-clássica e o supercomputador Nvidia Eos para simular a física de processadores quânticos. O processo buscar superar limitações atuais de hardware de computação quântica, que só consegue executar um número limitado de operações antes de precisar interromper os cálculos devido ao “ruído quântico”.
“O desenvolvimento de computadores quânticos comercialmente úteis só será possível se conseguirmos escalar o hardware quântico mantendo o ruído sob controle,” explica em comunicado Guifre Vidal, cientista pesquisador do Google Quantum AI.
Leia também: Marco Andriola coloca tecnologia sobre trilhos na Rumo Logística
Entender o impacto do ruído nos designs de hardware quântico requer simulações complexas, capazes de capturar totalmente como os qubits de um processador quântico interagem com o ambiente, explica a Nvidia. Até então essas simulações eram caras, problema que a parceria tenta remediar.
Com a plataforma Cuda-Q, o Google pode utilizar 1.024 GPUs Nvidia H100 no supercomputador para realizar simulações dinâmicas de dispositivos quânticos por “uma fração do custo”. “O poder da supercomputação de IA será essencial para o sucesso da computação quântica,” diz Tim Costa, diretor de computação quântica e HPC da Nvidia.
Com o suporte da Cuda-Q e das GPUs H100, o Google pode executar simulações abrangentes e realistas de dispositivos contendo até 40 qubits, diz a Nvidia, “as maiores desse tipo já realizadas”. O software que alimenta essas simulações estará disponível publicamente na plataforma CUDA-Q.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!