4 dicas para impulsionar seu negócio com deep tech

A imagem retrata uma representação digital e futurista de inteligência artificial. No centro, há uma figura em forma de cérebro feita de linhas brilhantes e conectadas, simbolizando redes neurais. Este cérebro está posicionado acima de um microchip azul, com linhas verticais luminosas que sugerem a transferência de dados. O fundo mostra uma série de microchips uniformemente dispostos, formando um padrão em uma superfície escura e tecnológica, com pequenos pontos de luz indicando atividade. A cena enfatiza a integração entre tecnologia avançada e inteligência artificial.

As deep techs, soluções baseadas em conhecimentos científicos para problemas complexos da sociedade, estão ganhando força dentro de empresas. De acordo com o relatório “Deep Tech – The New Wave“, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os investimentos neste tipo de tecnologia devem crescer 20 vezes até 2032 na América Latina, de US$172 milhões para US$3,44 bilhões. Aproveitar o potencial destas tecnologias, no entanto, exige alguns cuidados.

Priscila Toledo, cofundadora e CEO da Stellula Tecnologia, consultoria especializada em inovação com foco em projetos e produtos em deep tech, indica que empresas que soluções baseadas em deep techs podem obter uma vantagem competitiva, mas é preciso alguns pontos de atenção. Confira abaixo:

  1. Identifique as necessidades da empresa
    Tenha uma abordagem que direcione a tecnologia certa para solucionar o problema certo. Ao mapear os problemas do cliente, é possível otimizar o uso das deep techs e melhorar o aproveitamento da tecnologia para onde ela pode oferecer soluções inovadoras e eficazes.
  2. Eduque e capacite sua equipe
    O uso das deep techs exige um conhecimento especializado. Antes de investir na tecnologia em si, priorize o treinamento e a capacitação da sua equipe para que todos compreendam como utilizar essas inovações para aprimorar os conceitos, processos e produtos.
  3. Incentive a colaboração
    Promova um ambiente que incentive a colaboração entre departamentos e com parceiros, como startups e instituições acadêmicas. A troca de ideias e experiências pode resultar em soluções mais criativas e eficientes.
  4. Utilize metodologias para prototipar soluções e realizar testes
    A experimentação rápida permite que você ajuste e refine as tecnologias antes de uma implementação em larga escala, minimizando riscos. Essa abordagem permite que sua equipe aprenda com cada repetição para que a solução final atenda às necessidades reais do seu negócio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!