Áudios históricos da Copa de 1950, no Brasil, foram preservados pelo MIS do Rio de Janeiro

Nas últimas duas colunas, eu compartilhei aqui no “Memória da Pan” dois jogos na íntegra da seleção na Copa de 1950. As gravações são da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Gostaria de contar uma história de como consegui esses áudios raríssimos. Em 1999, meu trabalho de conclusão do curso de jornalismo foi justamente um documentário sobre o primeiro Mundial disputado no Brasil. Das seis partidas da equipe nacional, eu tinha, na época, apenas a íntegra do duelo final contra o Uruguai

Em 2015, consegui a gravação de mais dois jogos: 6 a 1 na Espanha e 2 a 0 diante da Iugoslávia. Faltavam então mais três partidas para completar a coleção. Depois de muita pesquisa, eu a completei. O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro me ajudou nessa espécie de “arqueologia esportiva”. Esse trabalho não teria nenhum sentido se os áudios não fossem compartilhados com os ouvintes da Jovem Pan, sem burocracia e de graça. 

A seleção perdeu a Copa de 1950 de forma fatídica, no Maracanã. Mas não podemos desprezar essa história. O país viveu momentos inesquecíveis e marcantes naqueles meses de junho e julho de 1950, apesar do desfecho. A transmissão da Rádio Nacional do Rio de Janeiro era dividida lance a lance pelos narradores Antônio Cordeiro e Jorge Curi. Na coluna de hoje, segue o áudio dos momentos dramáticos da derrota para o Uruguai por 2 a 1.

Brasil 1 x 2 Uruguai – Copa de 1950