Emerson Fittipaldi marcou época no automobilismo mundial e tem uma história ligada à Jovem Pan
Na história da Jovem Pan, existe um fato que não deve ter se repetido em qualquer outra emissora de rádio do planeta. Quando um piloto de Fórmula 1 teve um título narrado pelo próprio pai? Emerson Fittipaldi marcou época no automobilismo e foi o melhor na modalidade em 1972 e em 1974. Quis o destino que o pai dele transmitisse aos ouvintes os grandes momentos do filho nas pistas.
Wilson Fittipaldi (1920-2013), conhecido como Barão, tornou-se locutor ainda nos anos 30. Ele teve uma longa carreira na Rádio Panamericana, que, em 1966, virou Jovem Pan. Além do esporte, atuou nos jornalísticos da emissora e foi comentarista na televisão, quando atuou no “Record em Notícias”, já na década de 1980. Barão organizou provas de automobilismo e acompanhou in loco o nascimento do autódromo de Interlagos, em São Paulo. Revirando os arquivos da Jovem Pan, descobri que ele também narrou as provas de Emerson na Fórmula 3, como mostra essa propaganda publicada nos jornais.
Wilson Fittipaldi conhecia os segredos da velocidade, pois também tinha sido piloto na juventude. Quando o filho conquistou o primeiro título na Fórmula 1, em 1972, a “Revista Manchete” lançou uma edição especial que vinha com um disco contendo narrações do Barão. Eu fiz questão de digitalizar esse “compacto” e disponibilizar aos internautas. No lado “A”, estão os GPs da Espanha, da Inglaterra e da Áustria. O “B” traz a corrida disputada em Monza, na Itália. O “LP” também destaca entrevistas com Emerson Fittipaldi feitas pela própria equipe da Manchete. Imperdível.