Rali entre Big Tech faz Nasdaq bater 20 mil pela primeira vez
O índice Nasdaq Composite atingiu 20 mil pela primeira vez nesta quarta-feira (11), marcando um ponto de exclamação em um ano impulsionado pelo entusiasmo com a inteligência artificial (IA) e a expectativas de cortes nas taxas de juros, que alimentaram um rali impressionante nas ações de tecnologia.
Segundo a Reuters, o índice, que é fortemente composto por ações de tecnologia, subiu mais de 33% no ano, impulsionado por um grupo de gigantes do setor, incluindo Apple, Nvidia, Alphabet, empresa-mãe do Google, e, nas últimas semanas, pela fabricante de carros elétricos Tesla.
Os ganhos vieram após um relatório de inflação nos EUA que consolidou as expectativas de um corte de juros pelo Federal Reserve na próxima semana. O índice fechou na quarta-feira em 20.034,89, com alta de 1,8% no dia.
Leia também: Ultima semana: inscreva-se no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI
Embora o rali tenha recompensado investidores que apostaram fortemente em ações de crescimento e tecnologia, ele também gerou preocupações com o aumento das avaliações e a predominância de ações megacaps, que agora têm um peso cada vez maior no índice.
“Há claramente um aspecto de perseguição de ganhos até o final do ano, em que os vencedores… continuam vencendo”, disse Cameron Dawson, diretora de investimentos da NewEdge Wealth. “A questão é se esse momento pode persistir até 2025, onde avaliações esticadas, posicionamento, sentimento e expectativas de crescimento podem apresentar obstáculos elevados para manter retornos acima da média.”
Após despencar no início de 2020, quando a pandemia paralisou a atividade econômica global, o índice montou uma rápida recuperação com o Federal Reserve cortando as taxas de juros para quase zero e os EUA liberando ondas de estímulo fiscal para ajudar a economia.
O índice sofreu uma queda acentuada em 2022, caindo 33% à medida que a inflação disparou para os níveis mais altos em 40 anos, forçando o Fed a implementar uma série de grandes aumentos de juros. No entanto, taxas mais altas não trouxeram a recessão amplamente esperada, e o índice disparou cerca de 90% desde então, impulsionado, em parte, pelo crescente entusiasmo com o potencial comercial da IA.
As ações da Nvidia, cujos chips são considerados o padrão-ouro da indústria, subiram mais de 1.100% desde sua baixa em outubro de 2022.
“A narrativa da IA ainda soa verdadeira e atrai investidores”, disse Alex Morris, diretor de investimentos da F/m Investments. “Essas são as ações do momento.”
Embora a avaliação do Nasdaq tenha subido, ela ainda está longe dos níveis alcançados durante a bolha das pontocom há mais de duas décadas.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!