Alcoa e TIM anunciam conectividade 4G em comunidades remotas da Amazônia
A produtora e beneficiadora de alumínio Alcoa e a TIM Brasil anunciaram recentemente uma parceria para conectar cerca de mil moradores de regiões remotas de Juruti, no oeste do Pará. A cobertura 4G na região é um desdobramento da parceria com a operadora, e segundo as partes traz oportunidades de acesso à educação, saúde e serviços nas comunidades de Prudente, Batata, Surval, Maravilha, Alto Alegre e São Raimundo do Mentai.
A conectividade na região utiliza a solução móvel Flextower, da TIM, que utiliza duas antenas com cobertura média de até quatro quilômetros de distância. Elas utilizam placas fotovoltaicas e um banco de baterias de longa duração para manter o funcionando integral sem conexão à rede elétrica convencional.
“Queremos que o impacto dessa parceria estratégica seja duradouro e capaz de transformar a realidade local de forma positiva e sustentável. A conexão permite que jovens e adultos agora tenham acesso a um mundo de informações antes de difícil acesso ou até mesmo inacessível para alguns”, explica em comunicado Marcio Fávero, diretor de compras da Alcoa Brasil.
Segundo os moradores, a rede permite chamadas de vídeo, operações bancárias, pesquisas para trabalhos escolares, entre outros. Três escolas e uma unidade satélite de saúde passaram a estar conectadas.
Para o presidente da Associação das Comunidades da Gleba Curumucuri (Acoglec), Izaías Rodrigues Vitor, o acesso à internet traz mais qualidade de vida. “Estar conectado, poder falar com as pessoas, são atividades que parecem muito simples, mas para a nossa comunidade era algo muito distante”, diz.
Em 2025, a Alcoa Juruti completa 15 anos de operação. A empresa diz já ter investido R$ 81 milhões em projetos com foco no desenvolvimento da região.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!