Qlik adquire especialista israelense em streaming de dados Upsolver

Imagem do logotipo da Qlik exibido em um dispositivo móvel em primeiro plano, com o texto 'Qlik Cloud' visível em um monitor ao fundo. O fundo azul escuro contém texto explicativo sobre a plataforma Qlik Cloud, acompanhado de elementos gráficos digitais

A especialista em analytics de origem sueca Qlik anunciou nessa terça-feira (21) a aquisição da israelense Upsolver, especialista em streaming de dados em tempo real e otimização de código aberto Apache Iceberg. A movimentação, segundo a compradora, melhora a capacidade da Qlik de fornecer soluções “end-to-end, abertas e escaláveis”.

O valor do negócio não foi divulgado. A aquisição combina a ingestão de dados em tempo real da Upsolver e otimização adaptativa com a plataforma da Qlik. A promessa é que isso permita aos clientes acessar dados mais rapidamente, otimizar dados, reduzir custos e obter insights impulsionados por inteligência artificial.

Leia também: Confiança das pessoas é a base para IA realizar promessas, diz Accenture

O Iceberg é um formato de tabela aberto que permite implementar lakehouses abertos para analytics com grandes conjuntos de dados. Segundo comunicado, as duas empresas serão integradas.

“Com os recursos de streaming em tempo real da Upsolver e a otimização avançada do Iceberg, estamos desenvolvendo ainda mais as soluções empresariais comprovadas da Qlik para gerar cada vez mais valor para nossos clientes”, diz em comunicado James Fisher, diretor de estratégia da Qlik.

Em comunicado, a Qlik diz que a aquisição da Upsolver fortalece a capacidade de atender à “crescente demanda” por soluções de dados abertas em tempo real.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!