Nova era de proteção de dados e cibersegurança: como fica a Cohesity após a aquisição da Veritas
A conclusão da aquisição da Veritas pela Cohesity, anunciada oficialmente em março de 2024, marca a consolidação de uma nova potência mundial na área de proteção de dados. É o que acredita Gustavo Leite, VP para América Latina e Caribe da Cohesity.
Avaliada em US$ 7 bilhões, a transação combina a força de duas empresas norte-americanas que atuam de forma complementar. De um lado, a inovação em segurança e gerenciamento de dados impulsionados por IA da Cohesity. Do outro, a sólida trajetória da Veritas em soluções de proteção de dados para ambientes multicloud.
A empresa combinada, sob comando de Sanjay Poonen — que seguirá como CEO e presidente — e com a participação de Greg Hughes, ex-CEO da Veritas, como conselheiro estratégico, terá uma base de mais de 12 mil clientes, incluindo 85% das companhias do ranking Fortune 100.
Com esse volume de negócios, a nova Cohesity pretende se firmar como a “maior fornecedora de software de proteção de dados corporativos em participação de mercado”, mirando um mercado de mais de US$ 30 bilhões.
Atuação da Cohesity na América Latina
Leite ressalta que a aquisição consolida a presença das duas companhias em um território onde a demanda por segurança de dados e soluções de backup e recuperação cresce exponencialmente. A região, inclusive, é um novo território para a Cohesity, que tinha, antes da compra, 90% dos negócios concentrados nos Estados Unidos.
“A união representa um compromisso firme com os clientes da Cohesity e da Veritas na América Latina. Afinal, combinamos o foco em segurança e a tecnologia de ponta em cloud, garantindo continuidade para os clientes, sejam eles ‘verdes’ ou ‘vermelhos’”, diz Leite, referindo-se às cores das duas marcas.
Segundo o vice-presidente, a integração tecnológica das plataformas é vista como um “casamento perfeito”. Enquanto a Veritas traz expertise em cibersegurança e um legado robusto de proteção de dados, a Cohesity oferece escalabilidade moderna, recursos de backup como serviço (BaaS) e capacidade em IA generativa.
A ideia, conforme Leite, é que as duas soluções convivam de forma harmônica, unificadas por um painel de controle único — uma abordagem que facilita a gestão e a orquestração dos recursos, do data center local ao ambiente multicloud.
Parcerias serão fortalecidas
A nova Cohesity quer ampliar a oferta de serviços e estreitar laços com grandes parceiros e revendedores, estratégia essencial em mercados dispersos e culturalmente diversos como o latino-americano. “Temos uma cobertura forte na região e, agora, esperamos reforçar ainda mais o suporte local, a começar por um centro híbrido de atendimento na Costa Rica com mais de 200 profissionais, já estruturado pela Cohesity. Isso nos dá agilidade e proximidade com os clientes”, explica Leite.
Para ele, um ponto-chave do sucesso futuro está no alinhamento entre inovação e práticas de ciberresiliência. O executivo cita como exemplo um “mantra” de cinco S’s que guia a Cohesity: segurança, velocidade (speed), simplicidade, inteligência (smart) e escalabilidade. Segundo ele, esses pilares vão orientar a evolução de produtos e serviços da empresa, seja por meio de desenvolvimento interno ou parcerias estratégicas com outros vendedores de segurança, oferecendo o que Leite chama de “melhor Lego” para o cliente final.
“Queremos que as companhias tenham flexibilidade total na escolha de suas ferramentas de cibersegurança, mas sempre com uma gestão unificada, simples e inteligente. É como um carro híbrido: combinamos o melhor de cada ‘motor’ para ganhar em desempenho e eficiência”, compara.
Ainda que as integrações pós-fusão exijam naturais ajustes organizacionais e culturais, a operação combinada promete manter a base de clientes da Veritas, sem renunciar ao perfil “jovem” e disruptivo da Cohesity. “A Veritas é uma marca reconhecida mundialmente, tem tradição e robustez. Já a Cohesity carrega a inovação e a mentalidade de startup, potencializada por investimentos de fundos como o SoftBank Vision Fund. Estamos unindo o melhor dos dois mundos”, ressalta.
Proteção de dados em alta
Para além de números e projeções, a fusão reflete o cenário global: a proteção de dados e a cibersegurança se tornaram prioridade absoluta para qualquer corporação, independentemente do setor ou da localização geográfica. Essa demanda, inclusive, é evidenciada no estudo Antes da TI, a Estratégia, do IT Forum.
O futuro da Cohesity na América Latina, conforme Leite relata, passa por educação e formação de talentos, expansão de parcerias e fortalecimento da presença regional. “A oportunidade está em mostrar ao mercado que é possível, sim, ter uma solução completa, moderna e escalável para proteger dados em qualquer nuvem ou infraestrutura física”, finaliza.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!