Prouni 2025: primeira chamada será divulgada nesta terça
Nesta terça-feira (4), o Ministério da Educação (MEC) divulgará a lista da primeira chamada dos candidatos selecionados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado estará disponível no portal oficial do programa a partir das 18h. No primeiro semestre de 2025, o Prouni oferece um total de 338.444 bolsas, distribuídas em 403 cursos de 1.031 instituições de ensino privado, sendo 203.539 bolsas integrais e 134.905 parciais.
Os candidatos que foram aprovados têm até o dia 17 de fevereiro para apresentar a documentação necessária para a matrícula. As universidades devem fornecer um meio para o envio virtual dos documentos ou indicar um local e horário para a entrega física. A falta de comprovação das informações ou o não cumprimento do prazo resultará na desclassificação do candidato.
Para aqueles que não forem selecionados na primeira chamada, haverá uma segunda chamada, que será anunciada no dia 28 de fevereiro. Os documentos exigidos para a matrícula incluem identificação pessoal, comprovante de residência, conclusão do ensino médio, comprovante de renda familiar e, se necessário, documentos que comprovem separação, divórcio ou óbito dos pais, além de laudo médico para candidatos com deficiência.
Os candidatos que não forem aprovados nas chamadas regulares poderão se inscrever na lista de espera, que estará disponível entre os dias 26 e 27 de março, com consulta aos resultados a partir de 1º de abril. O Prouni é voltado para estudantes de baixa renda, com limites de renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e até três salários mínimos para bolsas parciais.
Além disso, os alunos que receberem bolsas parciais têm a opção de financiar a outra metade do valor por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para o Fies ocorrerão entre os dias 4 e 7 de fevereiro, com o resultado sendo divulgado em 18 de fevereiro e a convocação da lista de espera começando em 25 de fevereiro.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira