Google lança modelos de IA e traz ‘raciocínio’ para o Gemini

Prédio corporativo do Google com fachada de vidro refletindo o céu e árvores ao redor. O logotipo colorido do Google está em destaque na parte superior do edifício (agentspace, IA generativa, carbono)

O Google lançou, nesta quarta-feira (5), seu aguardado novo modelo de inteligência artificial (IA) principal, o Gemini 2.0 Pro Experimental. O anúncio faz parte de uma série de novos lançamentos de modelos de IA. A empresa também está tornando disponível seu modelo de “raciocínio”, Gemini 2.0 Flash Thinking, no aplicativo Gemini.

O lançamento acontece em um momento em que o mundo da tecnologia está atento aos modelos de raciocínio de IA mais acessíveis oferecidos pela startup chinesa DeepSeek.

Os modelos da DeepSeek competem ou até superam o desempenho dos principais modelos de IA oferecidos por gigantes da tecnologia dos EUA. Além disso, as empresas podem acessar os modelos da DeepSeek por meio da API da companhia a um custo relativamente baixo.

Leia também: Trump e DeepSeek estão em foco enquanto nações se reúnem na Cúpula de IA em Paris

Tanto o Google quanto a DeepSeek lançaram modelos de raciocínio de IA em dezembro, mas o DeepSeek R1 chamou muito mais atenção. Agora, o Google pode estar tentando ampliar a visibilidade do Gemini 2.0 Flash Thinking ao disponibilizá-lo no popular aplicativo Gemini.

Já o Gemini 2.0 Pro é o sucessor do modelo Gemini 1.5 Pro, lançado pelo Google em fevereiro. Segundo a empresa, trata-se do modelo mais avançado da família de IA Gemini até agora.

O Google acidentalmente revelou o lançamento do Gemini 2.0 Pro no changelog do aplicativo Gemini há cerca de uma semana. Mas agora é oficial. A empresa está disponibilizando uma versão experimental do modelo em suas plataformas de desenvolvimento de IA, Vertex AI e Google AI Studio, a partir desta quarta-feira. O Gemini 2.0 Pro também estará acessível para assinantes do Gemini Advanced dentro do aplicativo Gemini.

Processamento de prompts complexos

O novo Gemini Pro se destaca especialmente em codificação e no processamento de prompts complexos, segundo o Google. Ele também possui uma “melhor compreensão e raciocínio sobre o conhecimento do mundo” do que qualquer outro modelo da empresa até agora. O Gemini 2.0 Pro pode acessar ferramentas como o Google Search e até executar código para os usuários.

O modelo tem uma janela de contexto de 2 milhões de tokens, permitindo processar cerca de 1,5 milhão de palavras de uma só vez. Para efeito de comparação, ele poderia ingerir todos os sete livros da saga Harry Potter em um único prompt e ainda teria espaço para mais 400 mil palavras.

Além disso, o Google está tornando o Gemini 2.0 Flash disponível para todos os usuários do aplicativo Gemini. Esse modelo foi anunciado em dezembro e agora entra em disponibilidade geral.

Por fim, talvez para competir com a empolgação em torno dos modelos da DeepSeek, o Google está lançando um novo modelo de IA mais acessível e eficiente, o Gemini 2.0 Flash-Lite. Segundo a empresa, esse modelo supera o Gemini 1.5 Flash, mas mantém o custo e a velocidade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!