Mapi León, jogadora do Barcelona, é acusada de assédio sexual
![](https://tutoriaisweb.com/wp-content/uploads/2025/02/123-5-750x475-1.jpg)
Mapi León, atleta do Barcelona, está no centro de uma controvérsia após ser denunciada pelo Espanyol por um ato de assédio durante uma partida no último domingo (9), que resultou na vitória do Barcelona por 2 a 0. O incidente, que envolveu um toque nas partes íntimas de Daniela Caracas, zagueira do Espanyol, ocorreu após uma colisão sem a bola e foi capturado pelas câmeras de transmissão. “Em uma jogada durante a partida, a jogadora do Barcelona, María Pilar León, em meio a uma briga com a nossa atleta de futebol, Daniela Caracas, fez um gesto que viola a privacidade da nossa jogadora”, disse o Espanyol em nota.
Si lo de Mapi León lo hace un hombre ese hombre estaría ya preso y me parece perfecto ¿Porque si lo hace una mujer no es lo mismo? Simplemente porque en España no hay igualdad, ni la quieren, solo quieren seguir viviendo de sus chiringuitos feminiprogres pic.twitter.com/rUpKIjdQlu
— ARES
![]()
(@Quijote_cuerdo) February 11, 2025
Após o incidente, o Barcelona decidiu remover uma postagem de Mapi no X, onde ela fazia um gesto com a mão que gerou polêmica. O Espanyol, por sua vez, disponibilizou sua equipe jurídica para apoiar Daniela em relação a possíveis consequências legais do ocorrido. Relatos da imprensa espanhola indicam que Mapi teria dito “você tem pênis” após o gesto, embora Daniela não tenha demonstrado perceber a gravidade da situação no momento. O Espanyol ressaltou que a jogadora optou por não reagir para evitar possíveis sanções disciplinares.
Veja o comunicado assinado por Mapi Léon:
“Eu, María Pilar León Cebrián, em relação ao ocorrido no jogo de domingo contra o RCD Espanyol e à polêmica que surgiu nas redes sociais, sinto-me na obrigação de declarar o seguinte:
Em nenhum momento eu, nem foi minha intenção, infringir a intimidade da minha colega de profissão Daniela Caracas. Como as imagens mostram, foi parte de uma ação de jogo em que ela deliberadamente me toca e eu toco sua perna dizendo em reação ao choque: “o que há com você.” Não há contato com suas partes íntimas, e certamente nenhuma intenção. Insisto, foi apenas parte do jogo que não justifica a importância que foi dada a ele.
A ideia de tocar nas partes íntimas de um colega nunca passaria pela minha cabeça, isso vai contra meus princípios e eu jamais faria tal coisa.
Condeno o assédio que Daniela parece estar sofrendo nas redes sociais, que nada tem a ver comigo, e lhe ofereço meu mais sincero apoio.
Houve barulho e controvérsia em torno do meu nome, com o único objetivo de prejudicar minha imagem e meus princípios, espalhando notícias e eventos manipulados para outros propósitos, evidenciando a semana em que estamos.
Estou profundamente chateado e decepcionado e, portanto, me reservo o direito de tomar medidas legais contra quem quer que esteja tentando explorar esse incidente estritamente futebolístico para para me causar danos e continuar espalhando acusações infundadas.”
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira