xAI, empresa de Elon Musk, compra startup de IA para produção de vídeos

A imagem mostra Elon Musk, o CEO de empresas como Tesla, Xai, SpaceX. Ele está com cabelo curto e um leve sorriso, usando um terno escuro e uma camisa branca. Ele está sentado e posando com as mãos unidas, em um gesto de reflexão, em um fundo escuro e simples. Sua expressão facial transmite seriedade e foco, sugerindo um ambiente profissional, possivelmente durante uma entrevista ou palestra. A iluminação suave destaca seu rosto e postura (Elon Musk, dell, x, xai, starlink, spacex, tiktok)

A xAI, empresa de inteligência artificial (IA) fundada por Elon Musk, anunciou a aquisição da Hotshot, startup que desenvolve ferramentas para geração de vídeos por IA, semelhante ao modelo Sora da OpenAI.

A notícia foi divulgada por Aakash Sastry, cofundador e CEO da Hotshot, em uma publicação na rede social X na segunda-feira (17) e divulgada pelo TechCrunch.

Sastry afirmou no post que nos últimos dois anos, o time desenvolveu três modelos críticos para produção de vídeos — Hotshot-XL, Hotshot Act One e Hotshot. “Durante esse período, conseguimos aprender como a educação, o entretenimento, a comunicação e a produtividade global mudarão nos anos vindouros. Estamos ansiosos para estender esse trabalho com o maior cluster computacional do mundo, o Colossus, agora como parte da xAI!”, revelou.

Leia também: Do sucesso nos serviços à IA generativa: a nova era tecnológica da Índia

Com sede em São Francisco, nos Estados Unidos, a Hotshot foi criada há alguns anos por Sastry e John Mullan. A empresa inicialmente desenvolveu ferramentas para criação e edição de fotos com inteligência artificial, mas posteriormente mudou seu foco para modelos de IA especializados na conversão de texto para vídeo.

Antes da aquisição, a Hotshot foi financiada por fundos de capital de risco, incluindo o cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, e a SV Angel. No entanto, os valores arrecadados nunca foram divulgados publicamente.

A compra da Hotshot pela xAI pode indicar que a empresa de Musk pretende desenvolver modelos próprios de geração de vídeo para competir com soluções como Sora, Veo 2 do Google e outras.

O bilionário já havia sugerido que a xAI estava trabalhando em modelos de criação de vídeos para integrar à sua plataforma de chatbot Grok. Durante uma transmissão ao vivo realizada em janeiro, Musk afirmou que um modelo chamado “Grok Video” pode ser lançado “dentro de alguns meses”.

De acordo com o site da Hotshot, a geração de novos vídeos foi desativada no dia 14 de março. Usuários da plataforma terão até 30 de março para baixar seus conteúdos antes que o serviço seja descontinuado. Ainda não se sabe se todos os funcionários da Hotshot irão se juntar à xAI após a aquisição. Questionado sobre o assunto, Sastry não quis comentar.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!