Recuo de Trump: estratégia ou cedeu à pressão?

Donald Trump voltou atrás e suspendeu as tarifas protecionistas para aproximadamente 75 países. O presidente americano disse que as taxas valeriam após 90 dias e com alíquota de 10%. Por outro lado, passou a cobrar uma taxa de 125% para os produtos chineses. A pergunta que não quer calar é: o que motivou o recuo de Trump?
Para seus apoiadores, Trump agiu como um estrategista, convocando vários países contra a China. A ideia é: se você estiver do nosso lado, terá taxas mínimas. Em outras palavras, os países terão que escolher entre China ou EUA. Já outra leitura é de que Trump recuou após uma venda generalizada dos títulos da dívida norte-americana pelo Japão, ocasionando uma forte alta nos juros americanos. Além disso, houve fortes pressões do mercado financeiro, de empresários que os apoiaram e de membros do próprio partido Republicano.
Independentemente do motivo, para abrandar o protecionismo contra os demais países, foi estratégia ou pressão do mercado financeira, toda essa instabilidade é muito ruim para investimentos produtivos nos EUA. Que empresário ariscaria o seu dinheiro sem saber ao certo o que está acontecendo? As pessoas têm ideologias; o dinheiro, não.