Grupo JCA investe em RPA e aumenta produtividade

Felipe Santos, Grupo JCA

O Grupo JCA, dono das viações de transporte rodoviário Cometa, 1001 e Catarinense, entre outras, está investindo em transformação digital, com foco no aumento de produtividade nas contas de consumo. Para isso, a empresa adotou soluções de automação robótica de processos (RPA) da AutomationEdge, com implementação da brasileira Quality Digital.

“A implementação de um RPA contribui muito para o aumento de produtividade”, explica em comunicado Felipe Santos, gerente de TI do Grupo JCA. “A automação é capaz de nos auxiliar em diversas instâncias, mas inicialmente o projeto está focado no tratamento de mais de 250 contas de consumo, com possibilidade de escalar o projeto para novas áreas.”

Com o desenvolvimento e implementação do projeto, os números da operação de contas de consumo registraram aumento na taxa de efetividade nos últimos dois meses. O total de processamentos no mês foi de 3.210, sendo verificadas 107 registros por dia.

Leia mais: O algoritmo errou – e agora? A responsabilidade dos administradores na era da inteligência artificial

Antes do RPA, eram necessários quatro FTE’s (Full-time equivalent) na equipe para realizar a verificação das contas, o que totalizava 640 horas mensais, sendo 40 minutos por verificação. Já o robô leva no cinco minutos para processar cada conta, ocupando cerca de um terço de um agente de execução, dizem os envolvidos.

A Quality Digital está treinando a equipe do Grupo JCA para que o time continue a desenvolver as atividades do robô.

“Com a área totalmente automatizada, conseguimos economizar tempo e realocar os colaboradores para outras funções, gerando ainda mais força para a nossa equipe”, diz Santos. “Outro ponto muito positivo da plataforma de RPA é que é altamente escalável, já estamos planejando expandir a automação para novas áreas.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!