Por que uma elefanta africana está viajando da Argentina ao Brasil? Descubra

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), situado na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, está se preparando para receber a elefanta Pupy, que tem 36 anos. A elefanta africana, que passou mais de três décadas no Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, iniciou sua jornada para o Brasil no dia 14 de abril. O percurso totaliza cerca de 2.690 km e a chegada de Pupy está prevista para o próximo final de semana.

Para o transporte, Pupy foi colocada em uma caixa especial, utilizando um guindaste para facilitar o processo. O santuário, com uma área de 51.000 m², oferece um ambiente mais natural e amplo, ideal para a elefanta. Durante a viagem, uma equipe composta por cuidadores e veterinários está acompanhando Pupy, assegurando que ela tenha acesso a água e alimentos.

Nascida na década de 1980 no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, Pupy foi transferida para a Argentina quando tinha apenas cinco anos. O Ecoparque de Buenos Aires, onde ela viveu até agora, foi fechado após 120 anos de operação. Pupy é a 1.009ª animal a ser realocado para um santuário, marcando um importante passo na preservação da fauna.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ao chegar ao santuário brasileiro, Pupy passará sua primeira noite sozinha, tornando-se a primeira elefanta africana a habitar o SEB, que já abriga cinco elefantas asiáticas. Em um futuro próximo, espera-se que ela receba a companhia de Kenya, outra elefanta africana, cuja autorização para viver no Brasil ainda está em processo de análise. “Kenya, outra elefanta africana solitária, logo se juntará a ela, oferecendo a oportunidade de companheirismo que as elefantas tanto precisam”, informou o SEB.

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por Santuário de Elefantes Brasil (@elefantesbrasil)

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira