Morre Cristina Buarque, ícone do samba brasileiro

A cantora Cristina Buarque, que enfrentava um câncer de mama, faleceu neste domingo (20), aos 74 anos. A notícia foi compartilhada por seu filho, Zeca Ferreira, em uma postagem no Instagram. Cristina, que se destacou como compositora e sambista, era uma figura emblemática na Ilha de Paquetá, onde promovia rodas de samba. Ela era filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e irmã de Chico Buarque, Miúcha e Ana de Hollanda, ex-ministra da Cultura. Nas redes sociais, Zeca fez uma homenagem à sua mãe. “Ser humano mais íntegro que eu já conheci.”

 

Ver esta publicação no Instagram

 
Uma publicação partilhada por Zeca Ferreira (@zeca.ferreira.14)

Ao longo de sua carreira, que começou com o lançamento de seu primeiro álbum em 1974, a artista lançou um total de 14 discos. Seu trabalho mais recente, “Terreiro Grande e Cristina Buarque cantam Candeia”, foi lançado em 2010. Cristina Buarque era admirada não apenas por sua voz marcante, mas também por sua habilidade em curar sambas, promovendo e valorizando artistas como Dona Ivone Lara e Wilson Batista.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além de Zeca, de 51 anos, a cantora deixa mais quatro filhos: Ana (52), Paulo (49), Antônio (48) e Maria do Carmo (46). O velório acontecerá nesta segunda-feira (21).

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Nátaly Tenório