Pedro Lucas Fernandes recusa convite para o Ministério das Comunicações

Deputado Pedro Lucas

A bolsa de apostas a respeito do futuro comando do Ministério das Comunicações segue aberta. O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) informou oficialmente nesta terça-feira, 22 de abril, que recusou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando do Ministério das Comunicações (MCom). Seu nome fora anunciado na semana passada pelo governo.

Em nota pública, o parlamentar agradeceu pela confiança, mas afirmou que, neste momento, considera mais relevante permanecer na liderança de seu partido na Câmara dos Deputados. Segundo o deputado, a função de liderança na bancada do União Brasil permite “dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil”.

“Tenho plena convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com o próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados (…) Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula por não poder atender a esse convite”, afirma na nota.

O Ministério das Comunicações é o órgão responsável pela formulação e implementação de políticas públicas voltadas à radiodifusão, telecomunicações e inclusão digital no país.

Em Brasília, a recusa de Pedro Lucas é entendida como divisão dentro do partido União Brasil, que tem uma ala defensora de se manter na base do governo Lula, e outra que defende o desembarque para as eleições de 2026. O partido divulgou a nota de Lucas, mas não informou se vai apontar outra pessoa no lugar ou se abre mão da indicação.

Dentre as diferentes possibilidades que circulam na capital do país, aventa-se inclusive a possibilidade de o União Brasil perder espaço no governo. O partido indicou o ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e teria prerrogativa no Planalto para indicar o sucessor; também apontou os ministros do Turismo e da Integração Nacional.

O post Pedro Lucas Fernandes recusa convite para o Ministério das Comunicações apareceu primeiro em TeleSíntese.