Era dos agentes de IA chega à nova versão do Nutanix Enterprise AI

A Nutanix, empresa de soluções de infraestrutura hiperconvergente (HCI) e nuvem híbrida, está se preparando para a era da inteligência artificial (IA) baseada em agentes. Nesta quarta-feira (07), durante o Next 2025, sua principal conferência para clientes e parceiros, a companhia anunciou uma nova versão da Nutanix Enterprise AI (NAI) e uma expansão de sua parceria com a Nvidia para criação de agentes.
Lançada em novembro de 2024 como parte do pacote GPT-in-a-Box 2.0, a NAI foi concebida para simplificar a adoção de sistemas de IA em ambientes corporativos. Por meio da solução, empresas podem implantar, operar e monitorar LLMs de forma segura e eficiente, seja em nuvens públicas ou em ambientes on-premises.
A nova versão oferece, lançada hoje, uma integração com a Nvidia AI Enterprise, plataforma de software em nuvem para desenvolvimento e a implantação de soluções de IA. Isso inclui os microsserviços Nvidia NIM – para inferência de modelos de IA – e NeMo – para treinamento –, que prometem agilizar a entrega de aplicações baseadas em agentes de IA.
Leia também: Nuvem e hiperconvergência podem economizar € 25 bi de data centers
Segundo Lee Caswell, vice-presidente sênior de Marketing de Produtos e Soluções, a NAI atua em dois níveis. Primeiro, em um nível de infraestrutura, a ferramenta certifica modelos e monitora consumo de memória, garantindo que a segurança e governança de dados não sejam comprometidas. “Clientes estão começando a se preocupar em como podem tornar seus modelos mais eficientes”, disse.
No segundo nível, a atualização do NAI incorpora um serviço de modelos compartilhados que facilita a criação de fluxos de trabalho com agentes. Através dele, é possível, por exemplo, utilizar um modelo como segurança (guardrails) de outros modelos, garantindo a conformidade de respostas às políticas legais e éticas da companhia.
“É como um manual operacional de IA, com instruções de como executar um fluxo de trabalho da forma correta e como integrar modelos de maneira eficaz”, anotou Caswell.
Por fim, a plataforma também foi projetada para operar com serviços da Nutanix de forma flexível. É possível implantá-la em ambientes HCI, bare metal ou nuvens IaaS. Os clientes ainda podem utilizar a Nutanix Kubernetes Platform para gerenciar aplicações nativas em contêineres em ambientes multi-nuvem ou integrar o Nutanix Unified Storage (NUS) e o Nutanix Database Service (NDB) como serviços de dados distintos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!