Robô humanoide ataca funcionários em fábrica na China

Fotograma de uma gravação de segurança (indicada pela legenda “Camera 01”) mostra uma mulher a ser atingida no rosto por um jato de líquido, aparentemente lançado acidentalmente por um braço robótico ou máquina industrial. Ao fundo vê-se um ambiente de oficina ou fábrica, com chão de cimento, ferramentas e equipamentos diversos.

Um novo vídeo mostrando um robô humanoide atacando funcionários em uma fábrica na China viralizou nas redes sociais nos últimos dias. As imagens mostram o dispositivo pendurado em um tipo de guindaste próximo a dois funcionários que parecem ter uma conversa.

De repente, o modelo começa a realizar diversos movimentos rápidos com os braços e atinge os empregados, derrubando um monitor e outros acessórios. Pelo vídeo, não é possível conferir se os profissionais se machucaram seriamente ao ataque, também não há informações sobre onde ou quando tudo foi gravado.

Leia mais: Papa Leão XIV escolhe nome inspirado na Revolução Industrial para enfrentar desafios da IA

O modelo, chamado de Unitree H1, teria entrada no “modo destruição” por um erro em linhas de código. A Unitree Robotics, empresa responsável pela fabricação do robô, aponta que o ataque foi realmente um acidente.

O vídeo rapidamente viralizou nas rede com internautas e portais sensacionalistas falando sobre uma possível revolução das máquinas. A companhia fabricante do modelo H1 afirmou ainda que este é o primeiro robô humanoide da companhia feito para trabalhos de “propósito geral”.

Disponível na China, a fabricante informa que essa versão tem autonomia para andar e correr de forma autônoma em terrenos complexos, como escadas, e diversos ambientes. Essa não é a primeira vez que um robô ataca um funcionário em uma fábrica. Em 2023, um engenheiro da Tesla sofreu um acidente nas instalações do Texas e foi salvo pelos colegas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!