Nestlé adota plataforma de treinamento no metaverso em fábricas

A Nestlé anunciou no fim da semana passada o lançamento de uma plataforma de treinamento que usa realidade virtual e inteligência artificial. A NesVerso, como foi chamada, vai ser usada na fábrica da empresa em Araras (SP) a partir dessa quarta-feira (14). O objetivo é, segundo a própria fabricante de produtos alimentícios, aprimorar o aprendizado dos funcionários das fábricas.
A planta do interior de SP foi escolhida porque, diferente das outras 16 no País, mantém ao mesmo tempo um Centro de Competências Técnicas (CCT), um hub colaborativo e de monitoramento remoto de operações, além de ser a primeira unidade da multinacional no Brasil. O Nesverso deve ser implementado em São José do Rio Pardo (SP) em seguida.
Na fábrica de Caçapava (SP), a novidade já foi aplicada e está em funcionamento desde abril. Até 2026, todas as fábricas da Nestlé no Brasil devem contar com a ferramenta.
Veja também: ABES avança para nova etapa do Plano Brasil Digital 30+
Segundo a Nestlé, a Nesverso simula o ambiente de fábrica e oferece desafios de aprendizagem de acordo com o desempenho de cada colaborador, tornando o treinamento “mais eficaz e alinhado às competências exigidas”. O formato complementa o modelo tradicional de sala de aula, e contempla conteúdo teórico e prático, videoaulas, quizzes e minijogos individuais ou em grupos.
“Atualmente, mais de 400 linhas de produção no Brasil contam com algum nível de conectividade, possibilitando o monitoramento em tempo real de diversos parâmetros para identificar rapidamente qualquer anomalia. O Nesverso surge como uma extensão dessa transformação digital…”, explica Marco Guimarães, vice-presidente da área técnica da Nestlé Brasil.
Desenvolvimento e uso
A NesVerso foi desenvolvida ao longo de seis meses pela Nestlé, em parceria com a Solversys, e considerou sugestões dos times das fábricas. O uso da inteligência artificial permite criar dinâmicas personalizadas, adaptadas à identificação de anormalidades no ambiente fabril, segundo as partes envolvidas.
Quando um colaborador não avança de fase, a tecnologia analisa o desempenho, identifica áreas que precisam ser desenvolvidas e gera novos obstáculos, alinhados às competências necessárias. Cada experiência de treinamento é personalizada, para que o colaborador alcance os objetivos melhore o desempenho no trabalho.
A IA também está nos NPCs (personagens não jogáveis) que auxiliam os colaboradores ao longo da jornada, em chatbots para dúvidas e na tradução dos conteúdos para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Também é possível criar avatares customizados e desafios em grupos – os pontos de experiência são compartilhados entre o time.
O NesVerso é acessível em tablets, smartphones, TVs, óculos de realidade virtual e desktops no ambiente fabril, com logins individuais via e-mail corporativo. O primeiro treinamento disponível é o de manutenção autônoma. Novos módulos serão disponibilizados na plataforma abordando temas como segurança e qualidade, diz a Nestlé.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!