Novos processadores da AMD miram PMEs e provedores de serviço

Lançados na semana passada pela AMD, os processadores EPYC da série 4005 tem um objetivo claro: atrair pequenas e médias empresas (PMEs), bem como provedores de serviços de TI, na medida em que aliam, segundo a fabricante, “soluções com recursos de classe empresarial” com preços competitivos. A promessa é de recursos e a eficiência para rodar aplicativos corporativos e ambientes virtualizados com melhor custo-benefício.
Os processadores usam o mesmo soquete AM5 já usado na série 4004, o que segundo a empresa aumenta a vida útil de servidores, blades e torres. Em testes no conjunto Phoronix, a empresa diz que o EPYC 4565P de 16 núcleos superou o Intel Xeon 6300P de sexta geração em 1,8 vezes – o que deixa claro contra quem a empresa americana quer concorrer.
Leia mais: IA avança no Brasil, mas falta de infraestrutura e preparo travam transformação digital, diz Lenovo
“Com as mais recentes CPUs AMD EPYC 4005 Series, estamos oferecendo o equilíbrio certo entre desempenho, simplicidade e acessibilidade, oferecendo aos nossos clientes e parceiros de sistema a capacidade de implantar soluções de classe empresarial…”, diz em comunicado Derek Dicker, vice-presidente do grupo de negócios corporativos e HPC da AMD.
Os parceiros já anunciados para a nova série de processadores incluem Altos, ASRock Rack, Gigabyte, Lenovo, MiTAC, MSI, New Egg, OVHcloud, Supermicro e Vultr. Os preços recomendados dos novos processadores variam entre US$ 239 (4245P, de 6 núcleos e 12 threads) e US$ 699 (4585PX, 16 núcleos, 32 threads).
As disponibilidades de produtos com as CPUs variam de acordo com cada fabricante de equipamentos. Mais detalhes técnicos sobre os processadores estão no site da AMD.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!