Porto Digital e outras 8 empresas que abriram oportunidades esta semana

Três pessoas estão sentadas em uma mesa de madeira, trabalhando em laptops em busca de oportunidades. Uma delas veste uma camisa laranja, outra uma camisa verde, e a terceira pessoa está parcialmente visível. O laptop da pessoa com camisa verde exibe um gráfico intitulado "Uso de Energia Renovável", com dados de 2010 a 2020. Sobre a mesa, há também alguns papéis e uma xícara de café.

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades disponíveis no mercado de Tecnologia. Esta semana, projetos como o Porto Digital lançaram programas de capacitação gratuitos para quem está começando e empresas como o Serasa Experian e a XP Inc., abriram suas portas para novos funcionários em diferentes níveis de maturidade. Confira a seguir os detalhes sobre cada empresa e como se candidatar:

Serasa Experian

A Serasa Experian está com inscrições abertas para seu novo programa de estágio. Com mais de 40 vagas disponíveis, estudantes de todo o Brasil podem se candidatar para atuar em modelos remoto ou híbrido com oportunidades nas cidades de São Paulo (SP), São Carlos (SP), e Blumenau (SC).

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do programa e todo o processo seletivo – incluindo entrevistas e etapas de admissão – ocorrerá de forma digital. Os selecionados iniciarão suas atividades em agosto.

Os participantes terão acesso a uma trilha de desenvolvimento com foco em tecnologia, dados e metodologias ágeis, além de uma plataforma educacional com conteúdo personalizado conforme a área de atuação.

Venturus

O Venturus anunciou a abertura das inscrições para a 13ª edição do Venturus4Tech, seu programa gratuito de capacitação promovido pelo vnt/school, a universidade da instituição. Realizado no mês de julho, o projeto tem caráter social e visa antecipar aos estudantes experiências práticas que, normalmente, só seriam vivenciadas já no mercado de trabalho.

Nesta edição, o programa convidará os participantes a explorarem o universo da Ciência de Dados — uma das áreas mais estratégicas e promissoras da atualidade. Com isso, para participar, é necessário ter conhecimento básico em Python, saber criar funções e compreender estruturas de controle de fluxo (como if, else e loops). O programa é voltado exclusivamente para estudantes de graduação ou ensino técnico na área de computação.

As inscrições estarão abertas entre os dias 9 e 20 de junho e devem ser feitas no link.

Porto Digital

O Porto Digital, em parceria com Accenture, Deloitte, EY e NTT Data, lançou a Academia SAP, programa intensivo e gratuito de capacitação voltado à formação de profissionais especializados nas soluções de software SAP. As inscrições estão abertas até o dia 12 de junho, por meio do link.

Com início das aulas previsto para o dia 25 de junho, o curso será realizado de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, no Bairro do Recife. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas, distribuídas em duas turmas de 30 alunos, com foco nos módulos SAP MM (Materiais) e SAP SD (Vendas e Distribuição).

A Academia SAP é voltada para pessoas em transição de carreira ou com familiaridade com o setor de tecnologia. Para participar, os candidatos devem ter ensino superior completo ou estar nos anos finais de graduação em cursos como administração, contábil, tecnologia da informação, logística, física, estatística, engenharias, matemática ou áreas correlatas.

Habilidades como domínio básico de informática, pacote Office, habilidade de comunicação verbal e escrita, habilidade de escuta ativa e compreensão das necessidades dos clientes, além de idiomas inglês e espanhol, serão considerados um diferencial.

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. A primeira será conduzida com base em critérios técnicos e comportamentais. Os candidatos classificados participarão de dinâmicas presenciais com representantes das empresas parceiras, que irão avaliar competências interpessoais e capacidade de resolução de problemas.

Leia mais: Pesquisa: 92% dos engenheiros formados no Brasil estão trabalhando

Ford

A Ford abriu as inscrições para novas turmas do Ford, programa gratuito de formação profissional voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que desejam se capacitar como programador de software e ingressar no mercado de tecnologia. Nesta nova fase, o projeto abre 70 vagas na Bahia e 60 em São Paulo.

Os interessados devem ser inscrever até o dia 11 de junho, pelo site. As aulas começam em agosto. Para participar, basta ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso ou completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo ou de Salvador. Não é necessário conhecimento prévio de tecnologia.

Além do curso de programação, o Ford inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. Na conclusão, os estudantes recebem um certificado emitido pelo SENAI e apoio na busca por oportunidades de trabalho.

Cesar School

A Cesar School lançou as inscrições para o programa FAST, uma iniciativa nacional que oferece formações gratuitas voltadas ao setor de inovação. Ao todo, serão disponibilizadas 5 mil vagas para todo o Brasil, divididas em 20 turmas. A proposta é acelerar o acesso de diferentes perfis profissionais ao mercado de tecnologia, promovendo inclusão, equidade e capacitação prática. Interessados podem se inscrever no site a partir de hoje, 3 de junho.

Com início das aulas em 14 de julho,as atividades do programa são organizadas em duas capacitações: FAST Aceleração e FAST Transição. A primeira é voltada para profissionais que desejam impulsionar suas carreiras nas áreas de Design Orientado por Dados, Engenharia de Plataforma e Engenharia de Qualidade de Software.

Já a segunda é direcionada a quem busca iniciar uma nova trajetória profissional, com foco nas áreas de Cibersegurança e Computação em Nuvem. Ambas possuem carga horária de 80 horas e são oferecidas por meio de aulas ao vivo, promovendo uma formação dinâmica, interativa e alinhada às demandas do mercado.

Gerdau

Estão abertas as inscrições para o programa de estágio universitário da Gerdau, empresa brasileira produtora de aço. O G.Start é para pessoas com a conclusão do curso prevista entre junho de 2026 e junho de 2029, disponibilidade para uma carga horária de 6 horas diárias e residente nas proximidades da unidade escolhida. O programa de estágio está programado para começar em agosto de 2025 e pode ter duração de um a dois anos.

As pessoas interessadas em participar do programa terão até o dia 22 de junho para se inscrever pelo site. São 80 vagas abertas, válidas para as cidades de Araçariguama, Guarulhos, Pindamonhangaba, São Caetano do Sul, São José dos Campos e na capital paulista.

Vivo

O Programa de Estágio da Vivo 2025 está com processo seletivo aberto. Ao todo, são mais de 450 vagas, sendo metade delas para talentos negros e com todas vagas elegíveis para pessoas com deficiência. As oportunidades são para São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás, Amazonas e Bahia.

O inglês não será exigido e não há restrição de idade. O processo seletivo é 100% online e as inscrições vão até o dia 27 de junho. Os interessados precisam estar cursando o ensino superior em bacharelado ou tecnólogo, com formação prevista entre dezembro de 2026 a dezembro de 2028.

O Programa de Estágio da Vivo 2025 tem duração de 12 a 24 meses, a depender do ano de formação do estudante, e os selecionados serão admitidos a partir de setembro de 2025. As inscrições podem ser feitas pelo link.

LinkedIn Learning

O LinkedIn Learning, plataforma de aprendizado do LinkedIn, em parceria com a Microsoft, está oferecendo uma seleção de cursos gratuitos voltados ao letramento em inteligência artificial. Os conteúdos, disponíveis até 31 de dezembro de 2025, incluem duas trilhas de aprendizado com certificação e legendas em português: “IA para Líderes Organizacionais” e “IA para Gerentes“.

Além dos cursos de IA para lideranças, o LinkedIn Learning também está oferecendo outros conteúdos gratuitos com legendas em português até 30 de junho de 2025, com foco em empregabilidade e desenvolvimento habilidades interpessoais para profissionais em diferentes níveis da carreira.

XP Inc.

A XP Inc. anunciou a abertura de 239 vagas na área de Engenharia de Software para diversos níveis de senioridade. Os profissionais precisarão ter conhecimento em linguagens de programação (.NET | C# e React) e poderão atuar em diversas frentes dentro da companhia, desde produtos financeiros – como Crédito, Banking, Renda Fixa e Renda Variável – até áreas essenciais de suporte, como Cadastro e Análise de Crédito.

O processo de seleção busca profissionais que tenha disponibilidade de trabalhar em modelo presencial flexível em São Paulo. Mais informações sobre as vagas e inscrições podem ser encontradas no link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!